sábado, 11 de julho de 2009

Júris, Encontros e Diplomas...

O orgulho de um trabalho bem feito e de um caminho desenhado em função das necessidades de conhecimento por parte dos adultos é tão importante como o cumprimentos das regras e normas que definem um projecto. Os fins e os meios, na Educação e Formação de Adultos são fundamentais pilares na consolidação de uma imagem sustentada e credível de um projecto.

Estive presente, a convite da equipa do Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária Marques Castilho, em Águeda, numa sessão de júri para o nível básico. Quero destacar, neste momento, o que referi presencialmente à equipa ao consultar e trocar algumas ideias sobre os portefólios dos adultos. Tenho que louvar publicamente o caminho feito por todos os elementos da equipa deste centro. Hoje o trabalho realizado é sólido, de rigor e qualidade, de inovação e credibilidade que valoriza o processo, assim como, os que por ele passam nesta escola. Os meus sinceros e sentidos parabéns pela vontade de mudar e pela brilhante e imensa dedicação com que o fizeram.

Estive depois presente numa sessão de júri na Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos de Figueiró dos Vinhos, numa itinerância da equipa do Centro Novas Oportunidades do Agrupamento de Escolas de Ansião. Tenho também a destacar o bom trabalho realizado pela Dra. Cláudia e Dra. Susana, no acompanhamento e preparação da sessão de júri. Destaco um momento muito significativo por no decurso da apresentação de uma adulta, ter sido apresentado e discutido o manual da 1.ª Classe do tempo do Estado Novo. Sem dúvida que as apresentações feitas, pela sua diversidade e curiosidade trouxeram a todos um reflexão pertinente e ilustrativa. Parabéns pelo trabalho realizado.

Estive ainda, a convite do Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária Fernão de Magalhães, em Chaves, numa sessão plenária para equipas de RVCC e EFA. Em primeiro lugar tenho que destacar o imenso prazer que tive em (re)descobrir a cidade de Chaves. Quer pelo acolhimento, quer pela simpatia, fiquei encantado. Embora não acompanhe este centro como Avaliador Externo, logo aceitei o convite para estar presente para conhecer o seu trabalho. A sessão plenária foi muito interessante, quer no seu modelo, quer na qualidade e pertinência das intervenções. Tenho que destacar a qualidade e actualidade da intervenção da Dra. Olívia Santos Silva da DREN e da qual retive uma visão muito interessante da perspectiva de dar “vez e voz” a cada um dos adultos (quer por via de frequência de um curso EFA, quer por via do Reconhecimento de Competências) através da consolidação de um modelo de escola integradora. Para além desta visão pertinente e cada vez mais importante de destacar, tenho a referir que encontrei uma equipa que mostrou um profissionalismo, dedicação e competência muito positiva. Com uma coordenação presente e atenta, assim como, profissionais e formadores muito dedicados, tenho a certeza que o trabalho feito por este centro reproduzirá o desejado e necessário reconhecimento social que se torna urgente.
A entrega dos cerca de trezentos e cinquenta certificados mostrou a vitalidade e dinâmica deste movimento em torno do processo de RVCC, sendo de destacar as intervenções de alguns adultos que mostraram o quanto é válido um modelo de reconhecimento de competências adquiridas pela vida e ao longo da vida no contexto escolar actual. Os meus sinceros parabéns à equipa por este momento tão interessante e a todos os presentes pela partilha de ideias e de reflexões que são, neste momento, fundamentais para (re)pensar a oferta para adultos na escolas públicas e privadas, assim como, a valorização social das mesmas no seu contexto local, regional e nacional.

A minha palavra final vai, como sempre, para os adultos que terminaram os seus percursos de certificação nas sessões de júri em que estive presente. Parabéns e que esta seja a porta de entrada de novas aprendizagem ao longo da vida.

1 comentário:

Fernando Castro disse...

Dr. João
Em 1.º lugar, o meu muito obrigado, mais uma vez, pela sua presença na nossa Escola, no dia 11/06/09.
Depois, pela palestra que proferiu: simples, clara, objectiva e honesta.
Em 3.º lugar, as palavras elogiosas ao nosso Centro que escreveu no seu blog.

Apareça sempre.
Um abraço
Fernando Castro