quinta-feira, 18 de junho de 2009

Lembrar a Educação pela Arte para Adultos?

Se (re)pensarmos o movimento de Educação pela Arte (centrando essa aprendizagem não apenas nas crianças mas também nos adultos), podemos, de facto fazer o esforço de o enquadrar no âmbito do Processo de RVCC e da imensa potencialidade que os Centros Novas Oportunidades podem ter neste movimento.

«O conceito de Educação pela Arte foi desenvolvido na segunda metade do século XX, por Herbert Read, numa obra sua intitulada «Education throught art». Embora não represente muito mais que uma transposição para o contexto actual da tese original de Platão. Herbert Read tenta de alguma forma tornar visível o papel das artes na educação, bem como apontar caminhos que levem à sua aplicação às necessidades actuais. Para Herbert Read:
«Toda criança é criança é um artista de qualquer tipo cujas capacidades especiais, mesmo que insignificantes, devem ser encorajadas como contributo para a riqueza infinita da vida em comum».
Para muitos dos seguidores de Platão esta tese era inaplicável, mesmo assim representava o Belo, o Lógico e o Perfeito, embora só compreensível a sua aplicação numa civilização perdida. Só um dos seus seguidores de nome Schiller, considerava como possível a sua aplicação, pois acreditava que a arte deve ser a base da educação (Platão). Enquanto que para Read educar pela Arte é Educar para a Paz (directamente influenciado pelo choque e o terror que viveu logo após à 2ª Guerra Mundial, quando escreve o prefácio de Education Through Art - 1940-42). Para Herbert Read (1943) A expressão é efectivamente um acto libertador das energias em nós contidas, por norma, grandemente desconhecidas para o próprio, energias geralmente desencadeadoras de um processo, o qual afluir para o aperfeiçoamento e desenvoltura harmónica do indivíduo, no que diz respeito à sua própria re-educação ou re-construção. Ou seja esta tese aponta para que não seja apenas aplicada na educação considerada como regular, mas também na reinserção, reeducação e reconstrução das estruturas físicas e psicológicas do indivíduo, num processo de reconciliação da singularidade com a unidade social. A educação deve englobar o processo de individualização e consequentemente o processo de integração.»
Fonte: Educação para a Arte de Levi Leonido Fernandes da Silva

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