quinta-feira, 18 de junho de 2009

Guia: Cursos EFA

«O Guia de Operacionalização de Cursos de Educação e Formação de Adultos surge da necessidade de estabilizar um conjunto de orientações fundamentais para a implementação e desenvolvimento dos Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) de nível básico e de nível secundário, algumas já existentes mas dispersas em diversos suportes e outras que urge criar, constituindo-se como um dispositivo de referência para a organização desta oferta formativa.
Assim, destas orientações fazem parte integrante a explicitação dos modos de organização técnico-pedagógica dos diferentes níveis e tipologias dos cursos EFA e a proposta de metodologias de gestão e utilização dos referenciais de formação integrados no Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ), na tentativa de construir uma matriz de referência para a intervenção das equipas de profissionais que asseguram o desenvolvimento desta oferta no terreno.
Desta forma, este Guia tem como objectivos apoiar técnica e pedagogicamente os agentes da formação, em concreto as entidades promotoras e/ou formadoras e as equipas pedagógicas que participam na implementação e desenvolvimento desta oferta formativa.
O Guia estrutura-se em duas Partes:
A Parte 1 foi elaborada para apoiar as entidades que promovem e realizam cursos EFA e pretende explicitar as principais características do modelo de formação, que têm implicações na sua organização e gestão técnicas.
A Parte 2 dirige-se às equipas pedagógicas, a quem cabe a função de operacionalizar metodologias de modo a concretizar o modelo de formação que respeitem os seus pressupostos organizativos e conceptuais.»
i008778

Sem comentários: