segunda-feira, 15 de junho de 2009

Fases do Balanço de Competências

«A primeira fase - fase preliminar - refere-se à informação do sujeito sobre o balanço de competências, a análise do seu pedido e a formalização de um contrato de intervenção. Esta fase assume particularmente importância tendo em conta as especificidades dos principais alvos de intervenção. Neste sentido, é especialmente relevante o acolhimento individualizado e personalizado, em que se pretende ajudar o sujeito a compreender o que é o balanço de competências e as suas finalidades, promovendo no indivíduo um posicionamento actual acerca do processo que começa a desenvolver. O final desta fase deve culminar na elaboração de um contrato de intervenção que deve permitir reformulações nos desenvolvimentos futuros de todo o processo.

A segunda fase - fase de investigação - compreende a análise do percurso pessoal e profissional do indivíduo e, para atingir este objectivo, poderão ser utilizados questionários de interesses profissionais e outros instrumentos de análise psicológica. Nesta fase torna-se particularmente importante proporcionar meios aos sujeitos para o estabelecimento de relações entre as variáveis mais significativas da sua história, procurando articular interesses, capacidades e valores profissionais. Procurar-se-á também aqui a exploração das competências adquiridas a nível do saber, saber-fazer e saber-ser, procurando que o indivíduo reflicta, tome posição e integre na sua história pessoal as aprendizagens escolares e não escolares, os sucessos e os insucessos. Esta fase culmina com a constituição de uma "carteira de competências", que reúne, de forma ordenada, provas documentais das competências do indivíduo.

Por fim - fase de conclusões - compreende a formalização de um plano de acção (projecto profissional ou outro) e a síntese do balanço de competências. Procura-se avaliar o cumprimento do contrato estabelecido, recapitular todo o processo, promovendo a projecção do sujeito no futuro, tendo por base os elementos relevantes identificados, visando o planear de acções a empreender para mudar a sua vida profissional e pessoal.»
Fonte: aqui.

Sem comentários: