sexta-feira, 29 de maio de 2009

Sobre os Avaliadores Externos…

Um ponto inicial: A valorização do trabalho dos Avaliadores Externos passa pelo seu conhecimento do processo de RVCC, assim como, das orientações, instrumentos e práticas do trabalho que os centros desenvolvem. Mais do que representar uma função de avaliação final de um processo estes elementos devem ser representantes de boas-práticas, de reconhecimento do trabalho realizado e de efectiva promoção do reconhecimento social.

A questão: Se por um lado o número de Avaliadores Externos, por região e por disponibilidade individual é reduzido (questão que será colmatada com a desejada publicação da nova lista de avaliadores) a verdade é que mais do que o alargamento do número destes profissionais, urge requalificar o trabalho, por estes, realizado. O trabalho de reconhecimento do processo e destes percursos de qualificação resulta da seriedade do trabalho realizado por cada um e de todos no seu conjunto. 

A proposta: É urgente promover formação para os Avaliadores Externos. No entanto não será este factor que determinará a melhoria do desempenho da função. O conhecimento do trabalho realizado pelos centros, em reuniões de trabalho conjunto, o questionamento sobre os métodos de trabalho, as práticas, as dificuldades, as melhorias e boas práticas, num trabalho com os centros (e não para os centros), assim como, uma promoção de uma relação (sendo o avaliador muitas vezes uma ponte entre equipas) potencia uma efectiva prática de trabalho que resulta numa valorização e consolidação do reconhecimento das equipas no trabalho deste elemento externo, assim como, dos adultos na valorização do momento que representa para cada um deles a sessão de júri.

Sem comentários: