sábado, 16 de maio de 2009

Júris, Exemplos e uma Sessão Solene...

Há, no processo de aprendizagem um factor transversal que é fundamental. Falo do tempo. Tempo para ensinar. Tempo para aprender. Tempo para pensar. Tempo para falar e para ouvir. Tempo para ler. Sem esse factor assegurado estamos longe de conseguir a consolidação de competências a médio/longo prazo.

Estive presente na primeira Sessão de Júri de Nível Secundário do Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária de São Pedro do Sul. Para além de gostar particularmente da beleza do local, encontrei neste dia um portefólio e uma apresentação feita por um adulto que considerei excelente. Um portefólio em formato digital e uma apresentação centrada nos “saberes em acção”, na manifestação e apresentação de evidentes competências revelaram-se um momento muito positivo e muito rico de aprendizagens, reflexão e valorização da aprendizagem ao longo da vida. Foi, sem dúvida, um excelente momento que guardarei na memória.

Estive também presente numa Sessão de Júri no Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária da Gafanha da Nazaré. Tenho falado já várias vezes do trabalho realizado pela equipa deste centro pelo que, irei, destacar outro evento que teve lugar nesse dia. Tratou-se da entrega solene de Diplomas aos adultos que terminaram o seu percurso de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, quer de nível Básico, quer de nível Secundário. Um espaço cheio, com cerca de 150 pessoas, marcou um fim de dia que mostrou a importância que tem a possibilidade dada a tantas pessoas de procurarem uma certificação. Tenho por hábito e princípio não ir a estas cerimónias, sendo esta a segunda vez que o fiz. Considero que, entidades oficiais e representantes do sistema de ensino, ou, como eu, Avaliadores Externos não podem nunca entender o esforço que as equipas técnico-pedagógicas fazem, nem a relação estabelecida entre estes e os adultos, sendo que estes momentos, solenes, devem ficar para quem os conseguiu, de facto, levar a cabo. Fiquei contente, por sua vez que, o Centro Novas Oportunidades da Gafanha da Nazaré tivesse convidado elementos de empresas locais. Esta é uma mais-valia num momento de aumento de desemprego como o que atravessamos. Deixo os meus parabéns à equipa, aos adultos e à escola pelo trabalho realizado e votos sinceros de sucesso para todos os novos desafios que se seguem para cada um deles.

Deixo só uma curiosidade. No início da sessão solene de entrega de Diplomas o coro da escola cantou várias músicas. Uma dessas músicas foi esta que penso, pode ser, para todos, uma lição de vida e um ponto de reflexão.


Por último, como sempre, os meus sinceros parabéns aos adultos que terminaram o processo de RVCC nestas sessões de júri desejando que para eles, esta certificação, seja uma porta aberta para novas aprendizagens!

Sem comentários: