sábado, 25 de abril de 2009

Júris, reuniões e aprendizagens…

Há uma ideia que nasce e renasce sempre que oiço os adultos após as sessões de júri. A da validade da qualificação obtida e ao mesmo tempo, da qualidade comparada do trabalho realizado com outros. Digo muitas vezes às equipas e aos adultos que, como em tudo, o nome de reconhecimento de um projecto ou de um Centro Novas Oportunidades leva muito tempo a conseguir. Passa pela exigência, rigor, qualidade e passa também pela consolidação destes factores ao longo do tempo. Tenho reparado que muito desse reconhecimento passa também pelo trabalho que os Avaliadores Externos fazem com as equipas e nas sessões de júri. O simples acto formal de conclusão de um percurso não reconhece socialmente, por si só, um projecto nem a validade da qualificação. É preciso confiança, partilha, dinamismo e efectiva valorização do trabalho das equipas e dos adultos.

Estive presente numa sessão de júri do Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária da Anadia. Já o referi anteriormente mas 
reforço a ideia. Sempre que encontro esta equipa, de um centro recentemente aberto, sinto um dinamismo autêntico e uma vontade efectiva de mudar as coisas. Com uma equipa dedicada, que valoriza o processo de RVCC e procura orientar os adultos na sua qualificação, tenho que deixar uma palavra de parabéns pelo trabalho realizado até ao momento. É verdade que a caminhada ainda agora começou mas os primeiros passos estão a ser dados com qualidade, rigor e determinação para a valorização e reconhecimento social deste percurso de qualificação. 

Estive também numa sessão de júri do Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária Fernando Namora, em Condeixa. Uma vez que neste centro só tenho acompanhado júris de nível secundário, quero deixa também uma palavra de louvor, parabéns e reconhecimento às profissionais, Dra. Maria João e Dra. Vânia, pela dedicação e profissionalismo que demonstram sempre. Curiosamente foi uma sessão onde estiveram quatro mulheres que terminavam o seu processo de RVCC. Quatro mulheres diferentes no percurso de vida, nas competências demonstradas e nos caminhos para o futuro. Destaco isso mesmo. O apoio que a equipa deu a cada uma destas pessoas para a verdadeira e efectiva consciencialização da importância da aprendizagem ao longo da vida. Parabéns ao centro por conseguir realizar este trabalho de fundo e sustentado de fazer “regressar a escola” à vida de cada uma destas pessoas. Destaco também a presença da equipa do Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária de Cantanhede que assistiu a esta sessão de júri.

Regressei, após um tempo de afastamento por motivos de agenda, ao Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, na Figueira da Foz. Foi o primeiro júri de nível secundário que acompanhei neste centro embora tivesse tido, há algum tempo atrás, reunido várias vezes com a equipa para discutir modelos, estratégias e formas de implementação do processo. Encontrei, como já esperava, um trabalho que procura assegurar a qualidade e rigor. Assisti a apresentações feitas pelos adultos presentes a júri, que considero, muito interessantes. Não devemos nunca esquecer que todos temos algo para aprender e neste dia aprendi bastante. Penso que a equipa tem agora um trabalho de fundo, como muitas equipas o precisam fazer, de (re)introduzir o balanço de competências no processo. Deixo uma palavra de parabéns à equipa e o desejo de um regresso em breve.

Como sempre, a minha última palavra vai sempre para os adultos. Parabéns pelo trabalho realizado e pela conclusão de mais um passo na procura de mais aprendizagens e de mais qualificação. E, tão importante como isso, podem ter um profundo e reconhecido orgulho nos Portefólios apresentados em sessão de júri. Parabéns.

3 comentários:

Adelaide disse...

Desde já peço desculpa por usar este espaço para pôr esta questão. Gostaria de saber, se for possível, qual a situação dos avaliadores externos, cuja acreditação saíu em D.R.em Fevereiro último. Irão receber formação ou poderão presidir já a sessões de júri.
Adelaide

JL disse...

Adelaide,

O que sei é que sim. Que haverá formação. E que, neste momento, ainda não é possível aos avaliadores fazerem júris pois o que saiu não foi uma acreditação mas a lista de admitidos e excluídos a concurso. Espero ter ajudado.

Cump.
JL

Maria João Vieira disse...

Gostaria de agradecer as palavras de incentivo do Dr. João Lima e retribuir os parabéns, uma vez que tem desenvolvido um excelente trabalho junto da equipa do Centro Novas Oportunidades Fernando Namora. Na minha perspectiva, a sua intervenção tem sido muito importante, pois não só tem motivado a equipa para a realização de um trabalho de qualidade mas também a tem alertado para alguns aspectos “menos positivos” que poderão ser superados. Muito obrigada e até quarta-feira!