sábado, 18 de abril de 2009

Júris, Rede e Qualidade...

A construção de um projecto assente na qualidade não é um desafio que se ganhe pelas palavras ou objectivos. São as práticas e as mudanças em inovação que consolidam esses mesmos projectos, com tempo, no tempo e na resposta efectiva dada aos problemas de base a que servem de resposta.

Estive presente numa reunião de trabalho para a criação de mais uma rede de Centros Novas Oportunidades. Desta vez foram as equipas dos centros da Escola Secundária de Pombal, Escola Secundária Fernando Namora (Condeixa), Escola Secundária de Figueiró dos Vinhos e Agrupamento de Escolas de Ansião. Esta rede de centros, como a Rede MAPA que junta centros da Mealhada, Pampilhosa, Águeda e Anadia tem como objectivo promover uma resposta integrada e uma forma colaborativa de trabalho com vista à melhoria da capacidade de intervenção e resposta aos adultos que procuram este centros como via para a conclusão do seu processo de qualificação. É sempre muito positivo encontrar abertura para a criação destas redes entre equipas pois, por via das mesmas, o trabalho realizado ganha uma nova dimensão e capacidade de cooperação efectiva. A rede terá a designação de TEIA - Trabalho, Equipa(s), Interacção e Aprendizagem e uma plataforma on-line.

Estive presente num conjunto de sessões de júri a convite do Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária Marques Castilho (Águeda). Já o referi num comentário anterior mas tenho que destacar ainda mais uma ideia que registei. A equipa técnico-pedagógica, sob a coordenação do Prof. Fernando Leal e agora da Dra. Isabel Simões, conseguiu realizar uma mudança nas práticas, metodologias e uma melhoria muito evidente na qualidade global dos processos. Hoje este centro desenvolve um trabalho de rigor, competência e credibilidade que efectivamente valoriza o processo de RVCC e a qualificação de cada um dos adultos que procura resposta para a sua qualificação. E tenho que destacar a capacidade de adequação aos contextos e ao apoio individual dado aos adultos. As sessões de júri que presidi foram momentos muito interessante e ricos, desde a apresentação do Sr. Alfredo Santos, adulto de 87 anos, inventor acreditado na bolsa nacional de inventores que a todos mostrou que a ideia não é razão para não procurar a escola, à presença de quarto adultos que partilhavam o carro para poupar nas despesas de deslocação e unidas na vontade terminaram o seu processo de certificação do Ensino Básico, aos adultos em itinerância em Belazaima do Chão que nos mostraram as vivências de uma comunidade e localidade, assim como, da dedicação que tinham no seu trabalho no cuidado de idosos. Fica uma palavra pessoal e profissional de reconhecimento por este trabalho de elevada qualidade que registo e ao qual dou os sinceros parabéns.

Estive também presente numa sessão de júri no Centro Novas Oportunidades do Agrupamento de Escolas de Ansião. Ao longo dos últimos anos tenho referido várias vezes que a ideia de centrar o processo num registo autobiográfico pode ser limitativo para retirar desses mesmo registo um conjunto valioso de momentos e histórias de vida. Neste caso, a apresentação da adulta que terminou o seu processo de RVCC de nível Secundário, complementou o seu Portefólio com a apresentação desses mesmos registos de aprendizagens, competências e vivências tidas por via das inúmeras viagens que realizou em contextos pessoais e profissionais. Sem dúvida que este tipo de abordagem é muito positivo e registo a sua importância para a valorização do percurso de qualificação e partilha entre todos. Sinceros parabéns à Filomena Valente por nos ter levado a essas histórias que resultaram numa partilha muito interessante.

Estive depois, numa sessão de júri, no Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária de Arganil. Tenho que destacar um registo muito curioso. Ao fim de algum tempo vemos, neste processo, acontecimentos ou registos muito curiosos. Um casal de adultos fez a sua apresentação em júri em conjunto. A verdade é que um deles fez o processo, tendo outra via de conclusão possível, apenas para motivar a esposa a terminar. Muitas vezes são estes exemplos que servem para ilustrar o que de melhor tem o ser humano quando deseja algo e cria objectivos para a sua caminhada na relação com a escola e com a aprendizagem. Ficam os meus sinceros parabéns aos adultos que terminaram o processo de RVC neste dia pelas apresentações muito interessantes que realizaram.

Estive também presente numa sessão de júri no Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária da Gafanha da Nazaré. Tenho que destacar o trabalho que a Dra. Carina e a Dra. Marília realizaram com os adultos presentes a júri. Estas profissionais RVCC, pela sua dedicação e pela capacidade de adequação que a equipa (incluindo o apoio sempre presente dos formadores) tem realizado conseguiram realizar um trabalho de recuperação dos percursos de qualificação de muitos adultos. Devo também destacar a abertura à partilha que este centro sempre teve, estando presente uma equipa para assistir à sessão do Centro Novas Oportunidades em Albergaria.

Por último, como sempre, deixo uma palavra de parabéns a todos os adultos que terminaram o seu processo. Que esta seja mais uma etapa num percurso de aprendizagem ao longo da vida que agora se (re)inicia.

Sem comentários: