sexta-feira, 3 de abril de 2009

Fórum Qualificação 2009

«A Agência Nacional para a Qualificação, em parceria com o Instituto do Emprego e Formação Profissional e as Direcções Regionais de Educação, vai organizar o Fórum Qualificação 2009: Escolhas com Futuro, nos dias 7, 8 e 9 de Maio, na Exposalão, na Batalha. Trata-se da segunda edição desde evento, depois do sucesso que constituiu a realização do primeiro Fórum, em Junho de 2008, no Centro de Congressos de Lisboa. Esta iniciativa, aberta ao público em geral, terá como destinatários privilegiados os jovens que se encontrem a concluir o 3º ciclo do ensino básico (9º ano de escolaridade) ou que estejam no início do ensino secundário e pretendam repensar o seu trajecto escolar ou formativo. 
Este evento terá o formato de uma "vila das profissões", onde decorrerá uma mostra de projectos, trabalhos e actividades desenvolvidos pelos alunos e/ou formandos das escolas e centros de formação profissional, com mais de cem stands e espaços apropriados a actividades de animação. Nesta vila, cada praça corresponde a uma grande área de educação/formação, assinalada pela cor e por sinalética, existindo ainda espaços de descanso e um jogo: a Roda das Profissões. Através de actividades lúdicas, os jovens visitantes vão poder associar formações a profissões e conhecer as competências e os saberes inerentes a cem saídas profissionais. 
Tal como sucedeu na edição de 2008, cada stand representará um curso e as respectivas saídas profissionais, através de actividades práticas. Esta mostra será assegurada por mais de cem entidades, representando modalidades formativas de dupla certificação para jovens (cursos profissionais, cursos de aprendizagem e cursos de educação e formação).
O Fórum Qualificação 2009: Escolhas com Futuro assume como objectivos principais divulgar a diversidade de cursos contemplados pelas diferentes modalidades de educação e formação; promover as ofertas profissionalizantes junto dos jovens que concluíram o 9º ano de escolaridade, das comunidades educativas e formativas e do tecido empresarial e socioeconómico; valorizar socialmente as formações e as certificações adquiridas pelos jovens no âmbito dos cursos profissionalizantes; evidenciar as vantagens das aprendizagens centradas no desenvolvimento de competências em detrimento de aprendizagens focadas na transmissão de conteúdos; disseminar as vantagens obtidas com os cursos que conferem dupla certificação (escolar e profissional), incentivando à procura das vias profissionalizantes e, ainda, despertar o interesse das entidades empregadoras pelas vantagens resultantes da contratação de jovens que concluíram percursos profissionalizantes.
A selecção das entidades participantes foi feita com base nos projectos apurados num concurso lançado em Janeiro passado, intitulado "Projectos com Futuro", e ainda de alguns convites que as entidades organizadoras decidiram efectuar, colmatando lacunas em aberto.
O Fórum Qualificação 2009 estará aberto durante os três dias, entre as 10h00 às 18h00, no Pavilhão 3 da Exposalão, na Batalha, esperando-se que a mostra reúna aproximadamente quinze mil visitantes, oriundos de todo o país.»

Sem comentários: