sábado, 14 de março de 2009

Júris, Reunião e Reflexões em Rede.

Cada vez mais a articulação entre a procura de finalização de um percurso de qualificação e a orientação pós-processo se torna necessária. Esta visão, complementada com a introdução dos Planos de Desenvolvimento Pessoal pode ser uma verdadeira estratégia de desenvolvimento de uma concreta aprendizagem ao longo da vida que se inicia com o processo de RVC.

Estive presente numa sessão de júri no Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária de Pombal. Seis candidatas ao Nível Secundário realizaram as suas apresentações finais do seu projecto. Tenho que destacar o excelente trabalho que a equipa tem desenvolvido e partilho aqui um instrumento utilizado, designado de “Narrativa Digital” e que resulta de uma verdadeira integração da História de Vida no contexto do processo de RVC. Parabéns à equipa pelo trabalho de mobilização de competências que realizou com cada uma destas candidatas.



Estive também presente numa sessão de Júri no Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária Fernando Namora em Condeixa. Quero destacar, neste momento, o trabalho realizado pela equipa na preparação e articulação entre áreas. Quero também deixar uma palavra especial às profissionais Dra. Maria João e Dra. Vânia, pelo excelente acompanhamento que fazem ao longo do processo, a cada um dos adultos que, de forma muito positiva apresentaram os seus projectos. Destaco também, a necessidade de consolidação das boas-práticas, a fazer, para consolidação do processo, mecanismo que todos os Centro deviam ter em consideração.

Estive, por convocatória da ANQ, num encontro para Avaliadores Externos e apresentação da plataforma que nos está destinada. É de salientar o bom trabalho que está a ser realizado neste campo. Sempre referi que, enquanto Avaliador Externo, sentia que a tutela não tinha a completa consciência do valor que podia e pode ter o nosso papel no âmbito do processo. Tenho que destacar as palavras de justificação com a implementação do processo de RVC de Nível Secundário e aposta na formação dos Técnicos de Diagnóstico e Encaminhamento que se compreendem para uma organização que, ao mesmo tempo que se estruturava, tinha que dr resposta a todas as questões com estes dois campos de actuação. Destaco agora, como foi referido, que o papel do Avaliador Externo será reforçado e a relação/comunicação entre ANQ e a equipa de Avaliadores Externos será uma realidade. Desejo que o mesmo se passe entre os Avaliadores Externos entre si, pois será uma mais-valia fundamental para a criação de redes entre Centros.

Outra visita ao Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária da Gafanha da Nazaré. Desta vez numa sessão de júri deslocada da escola e que teve lugar em Santa Catarina, perto de Vagos. Tenho que destacar a capacidade que a Dra. Marília e a equipa de formadores teve de, no período de um ano, para o nível básico, fazer um trabalho sustentado, com um concreto e correcto acompanhamento dos adultos em processo de RVC, promovendo uma efectiva tentativa de desenvolvimento de uma consciencialização da importância da aprendizagem ao longo da vida. É preciso, por vezes, fazer estes júris fora do contexto urbano para entendermos o verdadeiro afastamento da escola que muitos adultos tiveram até surgir o processo de RVC como forma de “regresso” à escola. Parabéns pelo trabalho realizado.

Por último, estive numa reunião de trabalho, “convocada” por mim, com os Centros Novas Oportunidades das escolas: Escola Secundária da Anadia; Escola Secundária da Mealhada; Escola Secundária Marques Castilho (Águeda) e Agrupamento de Escolas da Pampilhosa. Numa sexta-feira, dia 13, às 18.00 horas na Escola Secundária da Anadia. Estiveram presentes todas as equipas. Só por si, pela dedicação destas equipas, este momento teria sido um sucesso. No entanto, quero partilhar que este encontro teve como ideia a criação de uma rede entre estes Centros. A verdade é que, o facto de eu ser Avaliador Externo destes centros permitiu que, pela primeira vez, e durante cerca de duas horas, as equipas fossem trocando ideias, metodologias de trabalho, dúvidas e ideias. Deste encontro vai nascer a plataforma (Rede MAPA). Esta rede tem como objectivo a partilha de documentação, recursos, informações, ofertas formativas, soluções de resposta conjunta. Tendo sido esta uma primeira experiência que tentei com este centros, quero destacar a abertura que todos tiveram na partilha de experiências e dúvidas. Obrigado às equipas por este momento que, para mim, foi também de aprendizagem.

Por último, e como é hábito, a minha palavra de parabéns vai para cada um dos adultos que, nas sessões de júri, apresentaram as suas ideias, histórias de vida e partilharam aprendizagens. Os meus sinceros parabéns e votos de sucesso futuro.

Sem comentários: