sábado, 21 de março de 2009

Júris, Aprendizagens e Processos

Falar de trabalho colaborativo entre Centros Novas oportunidades, quer numa região, quer na troca de recursos e práticas a nível local é falar de qualidade. Quando essa articulação se transforma numa realidade entre diferentes agentes, como empresas ou organizações, falamos de uma efectiva transformação e reconhecimento do processo de RVC.

Estive presente numa sessão de júri no Centro Novas Oportunidades do IETC. Fazia já algum tempo que não acompanhava este centro. Penso que, por se situar numa zona geográfica diferente das que tenho acompanhado senti a diferença no que concerne ao trabalho realizado. Penso que, cabe aos Centros Novas Oportunidades, criar modelos de trabalho enquadrando-se no público-alvo que “servem” e com isso dar uma resposta de qualidade. Penso que a equipa que encontrei, dedicada e competente, deve criar mecanismos de melhoria do processo em função do público-alvo e dos seus objectivos. O desafio é grande mas a capacidade também.

Estive também presente numa sessão de júri no Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária da Gafanha da Nazaré. Três adultos apresentaram o resultado do seu trabalho para certificação de nível Secundário. Tenho que destacar aqui uma situação que registei. Um adulto, com competências evidentes para o processo de RVC, devido a uma auto-estima e receio de “arriscar” mostrou um conjunto de trabalho (obras de pintura) que revelavam a sua imensa capacidade de interpretar o mundo e o que o rodeava. Um excelente trabalho realizado com uma equipa de qualidade.

Estive presente em mais uma sessão de júri no Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária de Pombal. Também, três adultos, apresentaram o seu trabalho. Devo registar aqui que nesta sessão uma adulta que tinha já realizado o processo de RVC Básico se apresentou, um ano e pouco depois, para certificação do nível Secundário. Refiro, muitas vezes aos adultos que o processo de RVC Secundário nem sempre é o melhor caminho após a realização do processo de nível Básico. Não era este o caso pois a adulta revelou uma dedicação, um conjunto de competências e uma vontade de aprender que a levaram até a nova sessão de júri. Destaco também a qualidade das apresentações dos dois adultos que realizaram um bom trabalho.

Uma sessão de júri levou-me ao Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária da Mealhada. Um conjunto de adulto muito interessante apresentou o seu trabalho para certificação do Nível Básico. Tenho que destacar uma apresentação. A do Sr. Joaquim Ramos e Silva. Se a essência do processo RVC é o reconhecimento de competências adquiridas ao longo da vida o Sr. Joaquim Ramos e Silva personificava essa essência quer pela sua história de vida, quer pela forma como articula as aprendizagens em contexto com competências e reflexões pessoais. Os meus sinceros parabéns aos adultos e ao trabalho realizado pela equipa.

Um regresso levou-me a uma sessão de júri ao Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária de Arganil. Também já há algum tempo que não acompanhava esta equipa e este centro. A júri apresentaram-se três adultos para o nível Secundário. Tenho que destacar a qualidade, e acima de tudo, a autenticidade dos Portefólios que foram apresentados. Uma equipa que consolidou um trabalho de exigência centrado nessa autenticidade está no caminho de um reconhecimento do processo a nível local e da comunidade. Parabéns aos adultos pelo trabalho que apresentaram e à equipa pelo modelo de trabalho que conseguiram construir.

Por último, uma visita ao Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária da Anadia. Tenho que destacar o dinamismo e a capacidade de trabalho da equipa que, nesta sessão de júri, apresentou o resultado de uma parceria entre o Centro Novas Oportunidades e uma empresa de construção civil, a Socértima, que resultou num trabalho de valorização da aprendizagem ao longo da vida de vários trabalhadores da empresa, assim como, de vários adultos que concluíram a equivalência ao nível básico. Estas parcerias abrem as portas para a qualificação e certificação profissional para muitos trabalhadores e é de valorizar o apoio dado pela empresa a esses mesmos trabalhadores que viram novas portas abrirem-se na sua caminhada para a aprendizagem ao longo da vida.

A todos os adultos e às equipas, o meu reconhecimento pessoal e profissional pela dedicação e trabalho realizado. Sinceros parabéns a todos!

Sem comentários: