sábado, 28 de março de 2009

Encontro e Júri.

Falar hoje em Educação e Formação de Adultos é referir este movimento actual de transformação das aprendizagens ao longo da vida em processos de reconhecimento da Escola como local de integração e redescoberta de percursos de qualificação.

Por convite do Director do Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado (Joane – Vila Nova de Famalicão) estive presente como moderador no Encontro “Desafios da Aprendizagem ao longo da Vida: Consolidar e (Trans) Formar para o Futuro”. Foi um encontro interessante pelas apresentações realizadas pelos oradores, mas também, pelas indicações deixadas. De referir a interessante reflexão em torno do presente e futuro da Iniciativa Novas Oportunidades e resultados da Avaliação Externa em curso, realizada pela Dra. Maria do Carmo Gomes (ANQ) ao destacar a mudança que o processo tem nos adultos que frequentam o percurso de RVC e que são de registar no desenvolvimento de competências transversais em todas as áreas. Destaco também a apresentação feita pelo Prof. Eugénio Peixoto sobre o processo de acesso ao Ensino Superior “+ de 23 anos”. A experiência da Universidade do Minho neste campo é de um trabalho de qualidade com resultados muito positivos. Estiveram também na mesa que tive a honra de moderar a Dra. Olívia Santos Silva e o Prof. Luís Alcoforado, que realizaram apresentações sobre Educação e Formação ao Longo da Vida. Tenho que destacar o que referi, no final do evento, que este foi dos primeiros encontros em que não ouvi falar na luta pela qualidade. Para mim este é um ponto muito positivo. Indica que o trabalho realizado pelos CNO é hoje um dado consolidado na qualidade como objectivo central. Gostei de lançar a ideia que agora é necessário recentrar o discurso, preocupação e estratégia no reconhecimento social do processo. Um desafio de futuro composto por muitas batalhas a travar num tempo próximo. Foi também, muito positivo encontrar pessoas que, pela distância, só consigo (re)encontrar nestes momentos.

Estive também numa Sessão de Júri do Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária da Gafanha da Nazaré. Queria destacar a presença da equipa do Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária de São Pedro do Sul, que acompanhou o dia de trabalho. Tenho que referi a abertura que a equipa do CNO da E.S. da Gafanha da Nazaré tem demonstrado na partilha de conhecimentos, práticas e recursos com outros CNO. É sempre muito positivo verificar esta abertura. Quero ainda destacar um momento de apresentação de um dos adultos que terminava o seu processo de RVC Secundário e que teve a presença do profissional RVC que o acompanhou no início do processo e que se deslocou para assistir. É de referi que observei também o regresso de adultos que já tinham terminado o seu processo e que se deslocam ao centro quer para (re)visitar a equipa, quer para procurar informação complementar para a sua qualificação. Este espírito revela um trabalho de elevada qualidade, dedicado aos adultos e à qualificação, muito para além do que é pedido a cada um dos elementos da equipa.

Deixo, como sempre, os meus sinceros parabéns aos adultos que terminaram o seu processo de RVC e que, com a vontade de regressar ao percurso de aprendizagem, procuram agora novos caminho de qualificação. Parabéns!

Sem comentários: