segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Qualific@ - Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego

«Agência Nacional para a Qualificação, em parceria com a Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, vai participar, de 12 a 15 de Fevereiro, na Qualific@ - Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego que terá lugar na Exponor, em Matosinhos.
A Qualific@ é um evento dedicado às áreas da educação, formação, juventude e emprego, que, este ano, se associa às comemorações do ano europeu da criatividade e inovação, elegendo como tema central "A criatividade e inovação através da educação e cultura".
A Agência Nacional para a Qualificação (ANQ), em articulação com a DGIDC, ocupará um stand próprio, no qual serão asseguradas mostras/actuações diárias da responsabilidade de escolas e de outras entidades formadoras, bem como uma área reservada à informação sobre os percursos educativos e formativos, para jovens e adultos, integrados na Iniciativa Novas Oportunidades.
De entre as actividades, da responsabilidade da ANQ, asseguradas neste stand, destacam-se a realização de concertos, demonstrações de robótica, simulação de gabinetes de estética e de um salão de cabeleireiro, desfiles de moda de calçado e vestuário, rastreios de visão, análises laboratoriais, apresentação de processos de tratamento e qualidade das águas, uma degustação e a simulação de sessões de acolhimento num Centro Novas Oportunidades.
A ANQ vai promove ainda, no dia 14 de Fevereiro, um seminário intitulado "Novas Oportunidades nas empresas: a inserção de jovens qualificados".
Este evento, de entrada livre, trará a público a visão de jovens diplomados de cursos profissionalizantes, de representantes de empresas e de professores e formadores destas modalidades. Em dois painéis distintos será discutido como é que a formação pode conduzir à profissão e como pode a profissão beneficiar com a formação.
Para além das mostras da responsabilidade da ANQ, o stand inclui outras animações nos domínios das ciências experimentais, das tecnologias, das artes, bem como actividades de desperto escolar, entre outras, da responsabilidade da Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, e ainda um espaço reservado às TIC em educação, intitulado "e-escolinha", composto por uma sala apetrechada com computadores Magalhães e quatros interactivos.
Destaca-se ainda o seminário intitulado "Criatividade e inovação na educação na Educação em Ciências, organizada pela DGIDC, no dia 14, pelas 10h00.»
Fonte: ANQ

Sem comentários: