sábado, 7 de fevereiro de 2009

Júris, visitas e aprendizagem

A realidade social e profissional de Portugal levou a que o conceito de qualificação ou de aprendizagem ao longo da vida fosse, para muita gente, uma realidade e prática distante. É neste contexto que os Centros Novas Oportunidades actuam. Num contexto de baixa escolaridade e baixas qualificações. É neste contexto que se implementam processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, agora, numa visão de projecto de massas. Este é um desafio para as equipas e principalmente para aqueles que se inscrevem com o objectivo de completar um percurso.

Estive presente no primeiro júri do Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária da Anadia. A primeira sessão de júri é sempre um momento de aprendizagem para as equipas. Acima de tudo é o culminar de uma primeira abordagem ao processo de RVC e um momento de potencial consolidação de práticas. Tenho a destacar o facto de, sendo um centro recente, o trabalho realizado ser de uma boa qualidade e acima de tudo estruturado no objectivo de credibilizar o processo de RVC, assim como, valorizar o trabalho, conhecimentos e competências dos adultos. Quero também destacar as apresentações realizadas pelos candidatos que se transformaram num momento de aprendizagem entre todos. Em breve farei destaque de uma dessas apresentações pelo seu conteúdo.

Fui, também, ao Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária da Gafanha da Nazaré para participar numa sessão de júri. Por convite, estiveram a assistir, elementos da equipa do Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária da Mealhada e da Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos. Tenho destacado várias vezes a qualidade do trabalho realizado por esta equipa. Reitero esse registo mas quero ainda deixar um reforço. O trabalho de recuperação, reconstrução e adequação do processo de RVC, com destaque para o nível secundário, que esta equipa consegue fazer é só possível pela articulação de todos os elementos, pelo profissionalismo e pela dedicação que têm ao seu trabalho. Fazer um processo de Reconhecimento, Validação de Certificação de Competências com um público-alvo que, pelo contexto social, profissional, económico e educativo/formativo não facilita a evidência das competências de acordo (ou em conformidade) com o referencial de competência existente é muito mais difícil do que em outros contexto geográficos ou sociais. E é essa dificuldade que eleva o mérito desta equipa, que, como seres humanos e como profissionais consegue diariamente conquistas para a mudança em cada um dos adultos que potencialmente podem mudar alguma coisa. Para eles deixo esta música como reconhecimento do que fazem com a vida de tantos adultos valorizando-a e reconquistando tantos candidatos para um percurso de efectiva qualificação.




A todos os adultos que terminaram um percurso de qualificação nestes júris a minha palavra de profundo agradecimento pelo que aprendi nestes dias e os sinceros parabéns por esta certificação.

Sem comentários: