segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Júris, qualificações e desafios...

Há uma palavra constantemente referida no âmbito da Iniciativa Novas Oportunidades: Qualificação. Fala-se em qualificar e em qualificações. Talvez o mais importante seja entender o processo de RVC como essa “porta aberta” para essa qualificação, para o efectivo desenvolvimento de competências, para a consciencialização da importância da formação e da aprendizagem ao longo da vida. É esse o grande desafio deste projecto e de cada um dos elementos das equipas dos Centros Novas Oportunidades perante os adultos em processo.

Estive presente em dois júris no Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária da Mealhada. Já referi e destaquei várias vezes o trabalho que visa a credibilização do processo de RVC que a equipa deste centro leva a cabo. A juntar a esta credibilização, este centro, desenvolve uma preparação para as sessões de júri onde se destaca a própria sessão como um momento de transferência de algumas experiências pessoais entre os adultos, quer ao nível da história de vida, quer ao nível de competências pessoais ou profissionais. Parabéns à equipa pela valorização deste momento no processo, assim como, à dedicação que colocam na sua organizaç
ão.

Estive também presente numa sessão de júri no Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária da Gafanha da Nazaré. Tenho referido a importância do trabalho realizado pela equipa deste centro no contexto de valorização do processo de RVC no seio da comunidade e estrutura social onde se integra. Quero, neste pequeno texto, referir ainda a utilização de um conjunto de instrumentos que valorizam o processo em si mesmo. A articulação entre os formadores e a existência em dossier/PRA de um conjunto de registo das competências e instrumentos de apoio ao processo facilitam uma leitura da forma como este foi construído e dos caminhos traçados até ao resultado final. Deixo, por isso, os meus sinceros parabéns à equipa.

Por último, estive presente também na sessão de júri organizada pelo Centro Novas Oportunidades do Agrupamento de Escolas de Ansião. Quatro adultas apresentaram o trabalho realizado em processo de RVC, mas, acima de tudo, a conquista que foi a realização de um processo feito com dedicação, rigor, exigência e efectiva valorização do trabalho realizado. Sem dúvida que, como foi dito em nesta sessão, o trabalho quando é realizado com qualidade permite que cada uma das pessoas que passa pelo processo de RVC possa dizer e ter um imenso orgulho no seu Portefólio pois este é, na sua essência, a valorização das aprendizagem realizadas ao longo de toda uma vida. Parabéns à equipa pelo trabalho de rigor que realizaram e pela forma humana e atenta como acompanharam estas adultas.

E a última palavra é sempre para os/as adultos/as. Os meus sinceros e sentidos parabéns pelo trabalho realizado e pelo valor que este processo e cada um dos momentos que ele criou tem e terá nas vossas vidas. Parabéns!

Sem comentários: