sábado, 14 de fevereiro de 2009

Júris, processos e reconhecimento.

Uma das mais importantes conquistas dos Centros Novas Oportunidades é a sua mobilização dos adultos para um “regresso à escola” que pode ser, do ponto de vista pessoal, um efectivo regresso a um processo de educação e formação que se retoma para um futuro onde a aprendizagem ao longo da vida passe a ser uma constante. Para isso é preciso que cada equipa tenha consciência da mudança que gerou nos adultos que pelas suas mãos vão passando.

Fui convidado para estar presente como Avaliador Externo na primeira sessão de júri do Centro Novas Oportunidades do Agrupamento de Escolas de Maceira. É para mim sempre muito curioso assistir a este momento numa equipa recente e dedicada como a que encontrei em Maceira. Por um lado é um primeiro momento de análise do trabalho realizado. Por outro, resulta de vários meses de articulação, construção de uma equipa de trabalho e de trabalho efectivo dos adultos, profissionais e formadores. Deixo os meus sinceros parabéns aos adultos que terminaram o processo de nível básico e votos que a equipa encontre nesta primeira sessão de júri um momento de reflexão para consolidação de boas práticas e de melhoria de alguns pontos a desenvolver.

Estive também presente numa sessão de Júri no Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária Fernando Namora, em Condeixa. Quatro adultos apresentaram-se a júri para validação do nível secundário. Tenho que destacar o trabalho e o cuidado de preparação dos PRA, assim como, da própria sessão de júri que as profissionais deste centro desenvolveram. É sem dúvida um trabalho de rigor e de reconhecimento que é desenvolvido por este centro. Devo destacar o conjunto de apresentações com temáticas muito interessantes que se revelaram um momento de aprendizagem entre todos os presentes. Parabéns a cada um dos adultos e à equipa pelo trabalho realizado.

Regressei ao Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária da Gafanha da Nazaré. Já tenho falado muitas vezes deste centro destacando vários factores positivos. Quero hoje deixar uma palavra para os formadores. Tenho tido, nos últimos júris, o privilégio de acompanhar a equipa em momentos mais informais, quer com os adultos, quer apenas com a equipa. Quero destacar a forma como os formadores conseguem estabelecer uma boa relação com os adultos no percurso da sua intervenção. Por tal facto, os meus sinceros parabéns a todos e votos que essa relação humana e profissional com os adultos nunca se venha a perder. Penso que o Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária da Gafanha da Nazaré pode evoluir no sentido de criar estratégias de inovação para o processo, pois, a sua capacidade de intervenção está consolidado e sustentada nos princípios de rigor, transparência e reconhecimento. Parabéns aos adultos que terminaram, nesse dia, o seu processo.

Sem comentários: