sábado, 31 de janeiro de 2009

Júris, Sessões de Trabalho e Histórias de Vida.

Uma das importantes mudanças que ocorrem hoje em muitos dos adultos que terminam o seu processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências é marcado por expressões como: “Agora vamos sentir falta dos “trabalhos” do RVCC” ou “Ficou cá dentro uma vontade de aprender mais coisas”. Há quem considere que estas afirmações lidas por quem está relacionado com o processo de RVC são puro romantismo. Mas não são. Nos últimos tempos tenho tido o privilégio de acompanhar vários centros e em todos eles esse movimento de reforço da aprendizagem é uma realidade. No final de uma sessão de júri, depois de tudo acabado e na parte informal que se segue ouvi um adulto dizer que já se tinha inscrito, mesmo antes de terminar o seu processo, num curso sobre Organização do Trabalho num Instituto Superior. Vale a pena quando assim é. E é por isso que vale a pena todo o trabalho que tem sido feito por muitas equipas.

Fui participar no primeiro júri com o Centro Novas Oportunidades do Agrupamento de Escolas da Pampilhosa. Esta equipa tinha-me convidado a acompanhar este júri no ano passado e considerei importante o trabalho de (re)estruturação que estava/está a ser feito com vista à qualidade e credibilidade do processo. Sem uma sessão de júri para o nível básico, considero que o trabalho da equipa foi muito positivo. Quer pela qualidade das apresentações, quer pela relação humana e estruturante da valorização da aprendizagem ao longo da vida que regista como muito positiva. Esta foi uma sessão onde se destacaram histórias de vida muito interessantes do ponto de vista do entendimento do que é a identidade de uma comunidade. Tenho referido isto várias vezes, mas as potencialidades de investigação e registos sociológicos e etnográficos são imensos se fossem pensados, estruturados e trabalhados em conjunto com centro que fazem um trabalho consistente, como é o caso.
As minhas visitas para sessão de júri ao Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária de Pombal são sempre momentos de (re)encontro com uma equipa que considero de excelente qualidade. Há, em cada sessão, um crescimento contínuo no trabalho feito. Não posso deixar de destacar, neste momento, o trabalho de excepção que a Dra. Patrícia Amado tem feito neste centro, como profissional de RVC, embora neste momento já não tenha estas funções. Os adultos fizeram apresentações muito interessantes e revelaram, mais uma vez, as imensas potencialidades que se encontram nos e.portefólios para a aprendizagem e consolidação de competências adquiridas ao longo da vida.

Estive presente, também, numa sessão de trabalho com a equipa do Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária da Anadia. Estas sessões de trabalho revelam-se fundamentais para o estabelecimento de confiança entre a equipa e o Avaliador Externo. São também fundamentais na consolidação de práticas, metodologias e preparação de júris. Encontrei uma equipa mais do que preparada para os desafios que o futuro reserva!

E o regresso, para uma sessão de júri, ao Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária da Mealhada. Quero destacar aqui o trabalho que esta equipa consegue hoje fazer ao nível do RVCC Básico. As sessões de júri revelam-se momentos de partilha e aprendizagem, assim como, espaços de demonstração de competências para cada um dos adultos. Esta preparação revela-se um elemento a destacar na qualidade global do trabalho realizado pela equipa. Mas não posso deixar de destacar que, nesta sessão, estiveram presentes para validação os pais de uma das profissionais RVC. Respeitando eticamente o trabalho, foi outra profissional que acompanhou o seu processo. Já não é a primeira vez que assisto a um momento como este. Mas é de destacar a importância e reconhecimento que estes momentos têm na vida de quem os vive e do próprio Centro Novas Oportunidades enquanto entidade. Os meus parabéns pelo trabalho realizado ao Carlos e Graça Tavares, assim como a todos os adultos que neste dia fizerem excelentes apresentações.

Por último, uma sessão de júri no Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária da Gafanha da Nazaré. Tenho já referido várias vezes que considero que, neste momento, este centro faz um trabalho de excelência pelo humanismo que revela no trabalho com os adultos. Esta sessão foi marcada por vários momentos de diálogo com os adultos que revelaram histórias de vida muito ricas e muito bem exploradas pela equipa. De ouvir falar Mirandês, a falar-se de livros e trocarem-se ideias sobre como explorar as novas tecnologias da informação e comunicação, o resultado final foi uma tarde de uma excelente aprendizagem para todos os presentes. Reitero os meus parabéns a toda a equipa pelo trabalho feito, assim como, a todos os adultos pela conclusão desta etapa do seu percurso de qualificação.

Com o correr do tempo vou, cada vez mais, dando valor ao tanto que aprendo com todos os adultos em cada sessão de júri. A todos eles o meu obrigado por partilharem as suas competências e as suas histórias de vida, tão ricas e, por vezes, tão marcantes que me ajudam, também, a crescer como profissional e como pessoa. Obrigado e parabéns.

Sem comentários: