sábado, 17 de janeiro de 2009

Encontros, sessões de trabalho e júris...

Hoje existe um movimento de “regresso à escola” que não pode ser olhado de lado ou descurado. Visito várias dezenas de escola e as equipas dizem-me que já não dispõem de salas à noite para a oferta de formação que existe. Há mesmo escolas onde o número de alunos no horário pós-laboral ultrapassa, em muito, o número de alunos durante o dia. Este é o resultado de um movimento em torno da procura de qualificação que os gestores escolares não podem perder, quer pela sua função, quer pela gestão da escola como entidade.

E esta semana estive presente num encontro promovido pelo Agrupamento de Escolas de Maceira. Foi com muito agrado que aceitei o convite para ser orador, em conjunto com João Paulo Videira e Luís Alcoforado, para falar dos novos desafios da educação e formação de adultos. Foi um momento de reflexão onde se debateram as principais questões ligadas ao processo de RVC e cursos EFA, assim como, se colocaram várias questões importantes sobre o projecto de qualificação dos adultos que retomam o seu percurso escolar neste momento. Reitero os parabéns à organização e o meu agradecimento pelo convite.

Estive também presente numa sessão de trabalho com a equipa do Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária Marques Castilho. Estes encontros com as equipas em contexto de trabalho são muito interessantes, do ponto de vista, em que consigo aferir práticas, dúvidas, receios ou factores de inovação no trabalho realizado. Penso que a equipa está a consolidar um conjunto de orientações e reflexões práticas que conseguiu operar nos últimos meses. Parabéns pelo trabalho realizado.

Fui, também, conhecer a equipa do Centro Novas Oportunidades da Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz. Sendo um centro recente foram já conseguidos um conjunto de objectivos muito positivos, destacando a mobilização e reconhecimento do centro no seu meio privilegiado das empresas e entidades. Destaco também a organização e capacidade técnica e humana da equipa que junta experiência e juventude.

Por último, um Júri no Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária da Gafanha da Nazaré. Tenho referido aqui o humanismo que a equipa coloca na realização dos processos de RVC e o acompanhamento que dão aos adultos em processo. A Dra. Marília que acompanhou os adultos orientou a sessão de júri demonstrando um trabalho consolidado de toda uma equipa dedicada à promoção de um trabalho de qualidade. Tenho que destacar as apresentações e a dedicação dos adultos na realização do processo de RVC de nível básico e os meus sinceros e sentidos parabéns para cada um dos sete que terminaram o seu processo nesse dia. Destaco, também, a presença de alguns elementos do Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária da Anadia que assistiram a este momento em partilha e observação.

Sem comentários: