quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Um Documento Fundamental

Existe um documento da Organização Internacional do Trabalho, de 2007, que é fundamental para as linhas de rumo dos grandes desafios de promover efectivos ganhos de competências. Esse documento tem como título: Empregabilidade: educação, desenvolvimento de competências e tecnologia. Foca essencialmente três linhas de rumo de partilho e considero vitais:

O desafio da adaptação dos sistemas de educação e de formação:

"Parte do problema da empregabilidade dos jovens é a relevância do conhecimento adquirido, das competências e das qualificações académicas e formativas face às actuais oportunidades do mercado de trabalho".

Parcerias público-privado na melhoria das ofertas de educação e de formação:

"As políticas e os sistemas nacionais de educação e de formação enfrentam cada vez mais o desafio de se adaptarem constantemente às exigências de mercados e sectores competitivos, assim como às necessidades de aprendizagem dos indivíduos. Os sistemas de educação e de formação centrados na escola, pela sua natureza, parecem ter uma capacidade limitada para desenvolver as competências mais específicas relacionadas com o trabalho e, desse modo, a aprendizagem no local de trabalho e a formação nas empresas passaram a ser indispensáveis."

Empregabilidade e desenvolvimento de competências na economia informal e nas comunidades:

"Uma estratégia para melhorar a economia informal não pode assentar exclusivamente no recurso a diplomados dos sistemas de formação formal que aplicam as suas competências em pequenas empresas da economia informal. O ponto fulcral do desenvolvimento de competências na economia informal situa-se, por conseguinte, no incremento das competências das mulheres e dos homens que trabalham na economia informal e na identificação de formas de reconhecimento formal das suas competências."

Fonte: Aqui.

Sem comentários: