sábado, 20 de dezembro de 2008

Os últimos júris e sessões de trabalho de 2008...

Para terminar 2008 deixo os últimos momentos de partilha entre júris e sessões de trabalho.

Uma visita a um Centro Novas Oportunidades no qual me sinto um profundo e sincero investimento na qualificação dos adultos foi o que fiz na Escola Secundária da Gafanha da Nazaré. Há, na equipa, acima de tudo, um respeito pelas pessoas que "regressam à escola" e são, por todos os elementos da equipa, apoiados no processo de reconhecimento das suas competências, assim como, na aposta de uma qualificação/formação num futuro próximo. Reitero a ideia que já referi que este centro tem feito um trabalho de excelência. Parabéns à equipa e aos adultos!

Outro júri, o primeiro júri do Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária Fernando Namora, em Condeixa. Tenho tido a sorte de acompanhar a dedicação, o profissionalismo e a procura de uma resposta de qualidade das equipas técnico-pedagógicas no que diz respeito à implementação do processo de RVC de nível secundário. Para além de uma boa apresentação feita pela adulta em júri, a equipa demonstrou que, mais uma vez, a exigência e o rigor não podem estar ausentes do processo de reconhecimento de competências pois estes são, para muitos adultos, uma forma de valorização e credibilização da sua certificação. Parabéns à Fátima que completou o seu processo e à equipa pelo trabalho realizado.

Uma sessão de trabalho levou-me ao Agrupamento de Escolas de Maceira. Desta vez a sessão de trabalho não foi com a equipa do Centro Novas Oportunidades, embora tenha estado presentes o seu coordenador e o director. Foi com a equipa do Curso de Educação e Formação de Adultos, de Nível Secundário. Gosto muito destas sessões de trabalho pois estou em contacto com pessoas que dedicam o seu profissionalismo, dedicação e neste caso, o próprio tempo pessoal, para trocar ideias, procurar melhorar práticas e promover soluções de formação à medida dos formandos. Tenho que deixar uma palavra a toda a equipa pela forma sempre cordial, amiga e simpática como sou sempre recebido nesta escola.

Por último, a primeira sessão de júri de Nível Secundário do Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária da Mealhada. Tenho acompanhado o trabalho deste centro nos últimos tempos e novamente refiro o que encontro sempre: o rigor, o desejo de estar a fazer bem e com qualidade. O Joaquim, adulto proposto para certificação total de nível secundário realizou uma excelente abordagem ao seu portefólio e às suas competências, assim como, um excelente conhecimento do que se deseja com o processo de RVC. Este trabalho só foi possível pelo bom acompanhamento que teve de uma equipa dedicada como o é a deste centro. Ao adulto, sinceros parabéns, assim como à equipa de coordenação, profissionais e formadores.

Sem comentários: