sábado, 6 de dezembro de 2008

Encontro, Sessões de Trabalho e Júris...

Nos últimos anos tenho tentado demonstrar a importância do movimento que está a acontecer por mobilização da população adulta em torno da Iniciativa Novas Oportunidades. Se no início desta iniciativa as pessoas iam fazer "o processo RVCC", agora vão às "Novas Oportunidades". A verdade é que a iniciativa ganhou uma "marca" própria. E a verdade é que, em número de inscritos, muitos Centros Novas Oportunidades têm agora mais "alunos" do que o somatório dos alunos do ensino regular. Temos, hoje, uma escola dentro da escola, com igual dimensão e iguais necessidades de resposta.

Como é já hábito deixo as últimas actividades que tenho desenvolvido.

Est a semana foi a semana da realização do 2.º Encontro Nacional de Centros Novas Oportunidades. Colaborei com a ANQ, como elemento da Comissão de Organização. Foi um dia onde, olhando para a plateia que se juntou, vi um movimento efectivo de pessoas dedicadas a um projecto pelo qual, todos os dias no terreno, lutam e trabalham para uma qualidade que foi alvo de quase todas as apresentações realizadas. Para além do desafio de organizar um evento com esta dimensão, ficou a amizade e o meu reconhecimento pessoal e profissional da dedicação da equipa que se formou como Comissão de Organização, assim como, o apoio sempre presente da direcção da ANQ para a realização deste encontro que, mais do que mostrar a dimensão deste projecto, abriu, pelas reflexões e conclusões apresentadas novos caminhos e novas dimensões para este projecto.

Tive a oportunidade, por convite do Agrupamento de Escolas Fernão Pó, no Bombarral, de reunir, com a equipa do Centro Novas Oportunidades, assim como, alguns elementos dos Cursos EFA. Embora tenha sido por pouco tempo e numa sessão mais formal, gostei de encontrar uma equipa com questões importantes e uma linha de rumo bem definida do que considera ser a sua identidade enquanto equipa e centro. Espero, regressar em breve, para um trabalho mais informal com a equipa e uma reflexão mais construtiva numa perspectiva colaborativa que defendo sempre no trabalho entre o Avaliador Externo e as Equipas Técnico-Pedagógicas. Quero deixar uma palavra à Dra. Cristina Santos, pela forma sempre amiga como me tem recebido nesta escola e pela sua vontade e curiosidade para saber mais e fazer melhor.

E mais um júri. Desta vez no NERGA, na Guarda. A equipa do NERGA sempre se mostrou e demonstou fazer um trabalho de efectiva e dedicada qualificação para cada um dos adultos que procu ram este centro para a sua certificação por via do processo RVCC. É de denotar e destacar os comentários finais dos adultos que terminam o processo de reconhecimento e validação de competências destacando a aprendizagem e valorização dos conhecimentos adquiridos. Para esta equipa ficam os meus sinceros parabéns pelo trabalho realizado até aqui e o desejo de muitos sucessos nos próximos tempos, deixando a todos, um obrigado e um reconhecimento pessoal e profissional pelo trabalho de qualidade que realizam.

Uma visita, muito breve, levou-me ainda à Escola Secundária Campos Melo. Embora breve, vi uma equipa dedicada aos adultos. Vi pessoas a preparem os seus portefólios com dedicação, rigor e trabalho. Vi uma equipa dedicada à qualificação de cada uma das pessoas que os procuravam para respostas e soluções para os caminhos a seguir e ainda tive tempo para consultar o blog criado pela equipa e que dá os primeiros passos. Fica aqui, em destaque o Blog do Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária Campos Melo. Uma visita a fazer.

Por fim, regressei a uma casa amiga. Um júri no Centro Novas Oportunidades do Agrupamento de Escolas João Franco, no Fundão. Tenho que destacar o humanismo, acolhimento e qualidade do trabalho que encontro sempre neste centro. A forma como a equipa, agora com elementos novos ainda em fase de integração, desenvolve uma relação de proximidade com os candidatos é de louvar. Essa proximidade e humanismo resulta, quase sempre, num regresso ao centro. Esta forma de acolher na escola quem a deixou é uma das maiores mais-valias deste centro. Parabéns à equipa por esta visão humanista e prática de real integração na escola destes adultos.

Ficam as imagens de um dos aspectos mais inovadores do 2.º Encontro Nacional de Centros Novas Oportunidades, com a transmissão e directo para o Second Life do que se passou no Centro de Congressos de Lisboa.




Sem comentários: