sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Competência ou Competências?

A utilização de um conceito deve ter sempre associado o seu fundamento teórico. Cada vez mais a banalização do conceito de "Competência" pode, de facto, ganhar essa facilidade de aplicação e afastamento da sua verdadeira definição. Deixo as diferentes, mas complementares, visões e definições.

«No dizer de Isambert-Jamati (1997) existe um maremoto semântico na definição de Competência. E esse polimorfismo causa confusão no termo competência abordando significâncias diferentes no âmbito da educação atrelada a saberes e conhecimentos e no âmbito do trabalho mais direccionada à qualificação.

No campo da educação entende-se por Competência o que Perrenoud (2001) estabelece o conceito de “a capacidade de articular um conjunto de esquemas, situando-se, portanto, além dos conhecimentos, permitindo mobilizar os conhecimentos na situação, no momento certo e com discernimento”.

Nos diversos conceitos de competências sempre estarão elencados a possibilidade da mobilização da acção. Lê Boterf afirma que competência são saberes mobilizáveis na acção, o que corrobora com este conceito também Jean-Marie De Ketele.

O Berbard Rey (2004) divide as competências em destreza cognitiva e comportamental. Philippe Meirieu (1996) comenta que competência é aprender fazendo, o que não se sabe fazer. A competência quando valoriza-se a situação de aprendizagem passa a ser uma aquisição incorporada.»
Fonte: Aqui.


1 comentário:

Anónimo disse...

Boas Festas para todos,um santo e feliz Natal cheio de alegria paz e amor.
Que se faça muita luz, para as reais Oportunidades, façam o seu efeito, no progresso da linha de vida. Obrigado "RVCC"

Feliz Ano Novo 2009