sábado, 22 de novembro de 2008

Uma notícia relevante.

Recebi um e.mail de um Director de um Centro Novas Oportunidades que destacava esta notícia que partilho aqui:

«Lisboa, 31 Out (Lusa) - A Agência Nacional para a Qualificação (ANQ) garantiu hoje que a redistribuição de inscritos nos centros de Novas Oportunidades para tentar diminuir o tempo de espera não vai afectar o financiamento.

Na quinta-feira, à saída da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, o presidente da Agência responsável pelo programa Novas Oportunidades disse à agência Lusa que os centros com maiores dificuldades de resposta vão ter os seus inscritos redistribuídos por outros centros mais pequenos.

No entanto, e apesar de o financiamento dos centros estar dependente dos seus resultados, aqueles que tiverem redução de inscritos não vão ver as verbas reduzidas, porque o Programa Operacional Potencial Humano (POPH) inclui a possibilidade de renegociação dos objectivos anuais, explicou hoje o presidente da ANQ.

"Não só os centros que redistribuírem inscritos não terão o financiamento afectado, como ficarão com uma margem melhor, porque terão que trabalhar com menos gente, mantendo o mesmo dinheiro", disse hoje Luís Capucha à agência Lusa.

O Programa Operacional Potencial Humano (POPH), um dos eixos do QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional), é o responsável pelo financiamento da rede de mais de 450 centros de Novas Oportunidades espalhados pelo país.

"O POPH permite que a Agência reveja metas que contratualizou com os centros. Há flexibilidade nas metas para que se adequem às realidades com que cada centro está confrontado", sublinhou o responsável.

Os centros de Novas Oportunidades dão resposta às necessidades de formação de jovens e adultos, servido de "entidades de encaminhamento" para diversas modalidades educativas, que podem passar também pelo reconhecimento e validação de competências adquiridas ao longo da vida.»
Fonte: Sapo Notícias

Sem comentários: