domingo, 9 de novembro de 2008

Sessões de Trabalho, Júris e Formação

O trabalho de Avaliador Externo passa pela promoção da credibilização do processo de RVCC a nível local e nacional. Essa credibilização começa, muitas vezes, por procurar dar um apoio directo às equipas nas questões e dúvidas que emergem do trabalho do dia-a-dia com os adultos. Ficam os últimos desafios realizados.

Começo por um encontro com a equipa do Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária Fernando Namora em Condeixa. Recebi recentemente um e-mail de um Centro Novas Oportunidades que pedia para reunir comigo. E queriam fazer uma convocatória para os formadores estarem presentes. Perguntaram-me como haviam de chamar a essa reunião. Eu respondo sempre... "Sessão de Trabalho". Gosto da palavra "Trabalho". E foi isso que encontrei na sessão que realizei com a equipa em Condeixa. Tinha levado para analisar um portefólio e duas autobiografias e deparei-me com o imenso e bom trabalho que esta equipa realizou para conseguir que o adulto fosse criando um verdadeiro portefólio. As dúvidas são sempre várias. Mas quando existe dedicação, trabalho e mérito os resultados surgem. Assim o será com os processos que esta equipa está a acompanhar pois, da análise que realizei, muito está já conseguido e com sucesso.

Segue-se um encontro muito breve com a equipa de profissionais do Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária Marques Castilho, em Águeda. Estão nesta escola a terminar os processos de RVCC de nível Básico, vários adultos. Tive, também para analisar, um dos portefólios destes adultos. Encontrei uma boa aplicação dos instrumentos de mediação e um processo estruturado em função da história de vida dos adultos. Há sempre essa ponderação a fazer entre os saberes adquiridos e a própria estrutura do processo de RVC. Esta equipa demonstrou conseguir implementar o processo tendo em conta essas duas vertentes fundamentais. Esperam agora pelos júris finais. Serão, como espero, um sucesso para a equipa e para os adultos.

Quero aqui destacar um júri em que estive presente. Falo do júri realizado no Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária de Pombal. Já tenho referido aqui que considero este centro como uma caso modelo de qualidade, qualificação e rigor. Este júri marcou para mim uma fronteira do que pode ser uma verdadeira valorização pessoal, profissional e de qualificação para os adultos. O trabalho da coordenadora, Cristina Costa, e da profissional RVC, Patrícia Amado são de uma dedicação, profissionalismo e qualidade que não são comuns encontrar. Fica o meu louvor público para ambas, assim como para a equipa. Não me esqueço dos olhos brilhantes de orgulho dos adultos que ao terminarem o processo encontraram uma exigência e qualidade que os valorizaram ainda mais neste momento de conclusão de uma etapa da sua qualificação. Para eles os meus parabéns pelo trabalho realizado e pela conclusão da equivalência ao Ensino Secundário.

Outro júri levou-me ao Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária de Arganil. Deste júri vou destacar uma história de vida. Um adulto que demonstrou em sessão de júri o quão dificil pode ser a gestão da vida para o regresso à escola. E o esforço pessoal que é preciso fazer para superar, muitas vezes, a dificuldade que a vida impõe a cada um destes adultos em momentos em que tudo parece correr bem. São estas histórias de vida que nos levam a pensar que este processo têm, muitas vezes, uma função social. Como dizia a profissional RVCC, "verá que quando sair aquela porta com a equivalência ao 9.º ano, terá conseguido uma vitória".

Por último, estive este a ministrar um dia de formação sobre Organização e Implementação de Cursos EFA - Secundário, no NERGA, na cidade da Guarda. Destaco a organização que o departamento de formação têm. Esta acção de formação não está ligada à minha função de Avaliador Externo. Tratou-se de uma necessidade de procurar dar resposta a uma procura de orientação que as equipas dos Cursos EFA tendem a procurar para organização e estruturação das metodologias de trabalho a dinamizar. Foi um conjunto muito interessante de pessoas que tive o gosto de conhecer e foi um dia de trabalho muito construtivo.

Sem comentários: