terça-feira, 25 de novembro de 2008

A OCDE e as Novas Oportunidades

«O tom da apreciação pela OCDE do trabalho em curso em Portugal na área da Educação foi dado pelo seu secretário-geral, Angel Gurría, quando apresentou em Lisboa o habitual Estudo Económico (Economic Survey) sobre o País, ao dizer: Há reformas interessantes na educação. O bem concebido programa Novas Oportunidades está a ser implementado. Proporciona novas oportunidades de aprendizagem aos jovens em risco de abandonarem a escola e oferece oportunidades a adultos com baixo nível educacional. Os resultados até à data são promissores.

Para acentuar a sua opinião, sublinhou que na verdade, vários países na OCDE poderiam beneficiar agora da experiência de Portugal nesta área.

A OCDE divulgou recentemente um relatório sobre Portugal, onde enumera os vários programas levados a cabo pelo Governo na área da Educação, no sentido de reforçar as qualificações dos jovens e dos adultos.

O documento salienta como especialmente positivas as apostas na educação profissionalmente qualificante e na valorização e qualificação da carreira docente.

O documento refere a importância da iniciativa Novas Oportunidades, nomeadamente no que respeita ao desenvolvimento da rede de centros, à diversificação da oferta de cursos (especialmente de cursos de dupla certificação) para jovens estudantes, e ao reconhecimento, à validação e à certificação de competências de adultos.

Os resultados obtidos através desta iniciativa são valorizados, designadamente o aumento da procura de cursos profissionalizantes por parte dos alunos do ensino secundário, assim como a expansão da rede de Centros Novas Oportunidades e o aumento do número de adultos abrangidos por esta iniciativa.

O melhoramento e a modernização dos curricula e a diversificação da oferta dos cursos vocacionais e técnicos no secundário revela-se uma aposta frutífera a curto prazo, uma vez que facilita a efectiva entrada dos jovens no mercado de trabalho.

Em outras áreas da educação, o relatório refere as boas práticas levadas a cabo para a valorização e a qualificação da carreira docente, como a prova de acesso à carreira docente e a aposta na formação dos professores.

A OCDE recomenda que Portugal prossiga a concretização de políticas que visem o aumento dos níveis de qualificação dos portugueses, apostando na monitorização dos programas e na avaliação rigorosa dos resultados obtidos.»
Fonte: Aqui.

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