sábado, 1 de novembro de 2008

Júri, encontros e reuniões...

Partilho, mais uma vez, os encontros que tive nos últimos tempos com equipas dos Centros Novas Oportunidades. Mais uma vez destaco a qualidade humana e profissional de todos os elementos das equipas que conheci. E deixo a minha palavra de reconhecimento pelo profissionalismo e dedicação que em todas elas encontrei.

O CNO da Escola Secundária da Gafanha da Nazaré realizou mais um júri para a conclusão do processo de RVCC, nível Secundário. Mas este júri teve uma experiência particular. Um dos adultos, o Sr. Nelson Silva, convidou a equipa a visitar o seu local de trabalho, na fábrica da Vista Alegre e lá realizar o seu júri. Tenho sempre a ideia do necessário distanciamento entre um processo de RVCC escolar e do processo de RVCC profissional e como tal o receio da confusão entre ambos é sempre dificil quando os júris decorrem neste contexto. Foi aqui que a equipa do CNO da Escola Secundária da Gafanha da Nazaré, mais uma vez, surpreendou pela positiva. A qualidade dos portefólios e da organização das apresentações finais foram muito positivas e a qualidade do processo foi, mais uma vez, credibilizado. Os meus sinceros parabéns a todos os adultos que concluiram o seu processo nesse dia e uma palavra especial à Dra. Helena Silva e Dr. João Henriques pelo excelente trabalho que estão a desenvolver.

Segue-se depois o primeiro contacto com a equipa do CNO da Escola Básica 2, 3 de Maceira. Um dos novos Centros Novas Oportunidades que abriam as portas e procuram iniciar um trabalho de qualidade e sustentado em boas práticas. A sessão de trabalho com a equipa resultou numa excelente troca de ideias e na evidência do profissionalismo e rigor que esta escola quer dar ao reconhecimento do processo RVCC como estratégia de qualificação. Deixo os meus sinceros votos de bom trabalho e força para os desafios do arranque do trabalho que sei, pelo que vi, será de elevada qualidade e inovação.

Outra visita à equipa do CNO da Escola Secundária de Arganil. Tenho em excelente consideração profissional o trabalho desenvolvido por este CNO no que concerne à implementação do processo RVCC em regiões onde este processo aparece como única solução para muitos daqueles que procuram a sua qualificação e apenas têm esta via para "regresso à escola". A carência de soluções alternativas ao processo RVCC tem sido ganho pela intervenção desta equipa e pela qualidade dos profissionais que a integram.

E regressei à Escola Secundária Marques Castilho, em Águeda, ao Centro Novas Oportunidades para uma sessão de trabalho com a equipa. Destaco as questões que me foram colocadas que revelam um interesse na criação de uma articulação na equipa que permita uma resposta de qualidade para os adultos que procuram o processo RVCC ou qualquer outra via de melhoria da sua qualificação. As dúvidas que muitas vezes me são colocadas nestas sessões de trabalho são geralmente idênticas. Acima de tudo revelam, como se verificou neste caso, o desejo de qualidade, rigor e adequação entre as necessidades e a procura de uma resposta concreta e coerente para os adultos. Deixo uma palavra de reconhecimento pelo trabalho que esta equipa já fez e votos de sucesso para o futuro.

E por fim, já um convite mais ou menos "antigo" de visita ao Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária da Anadia. Já tinha consultado a página on-line deste CNO e reparei numa frase que se destaca no texto sobre a missão do CNO: "O importante é aquilo que as pessoas podem fazer com aquilo que sabem". Foi, sem dúvida, esse espírito que encontrei na equipa. O desejo de não cair na tentação do facilitismo e trabalhar com rigor e profissionalismo. As dúvidas sobre as tomadas de decisão são, nesta fase, muito importantes. E creio que as decisões tomadas por este CNO vão no sentido de credibilizar o processo e a sua implementação. Foi também muito curioso reencontrar pessoas a quem tinha perdido o rasto. Desejo à equipa um bom trabalho, que sei que o vão conseguir, pela excelente dinâmica que encontrei já implementada.

Volto às palavras iniciais. Há neste momento, nas escolas que conheço, um conjunto de pessoas que integram as equipas técnico-pedagógicas dos Centros Novas Oportunidades, que se dedicam com todo o seu profissionalismo a este processo. Para eles, o meu reconhecimento e o meu agradecimento pelo tanto que partilham comigo e que aprendo com cada um deles. Parabéns. Parabéns também, a todos os adultos que, ao terminarem uma fase da sua qualificação o fazem já com vista de novos desafios.

Sem comentários: