domingo, 16 de novembro de 2008

Júri e um Encontro...

Eis as "aventuras" de um Avaliador Externo nos últimos tempos... Esta minha prática de partilhar neste blog as "caminhadas" que vou fazendo tem sido muito interessante, quer pelo que me referem quando presencialmente conversam comigo, quer pela ilustração do que os Centros Novas Oportunidades com que colaboro vão fazendo.

E quero destacar o júri em que estive presente no Centro Novas Oportunidades do Agrupamento de Escolas de Ansião. Uma das práticas que tenho procurado implementar entre os centros é a da visita ou assistência a júris entre centros. Hoje, com muita felicidade minha, esta prática é já uma realidade inquestionável. Neste júri estiveram a assistir as equipas dos Centros Novas Oportunidades da Escola Secundária da Mealhada, Figueiró dos Vinhos, Alcobaça e Águeda. Não posso deixar de felicitar estas equipas pelo seu interesse em confrontar propostas, projectos e ideias, assim como, ao centro anfitrião pela abertura que sempre demonstrou para acolher estas visitas.
Depois a palavra vai para os adultos: Célia Francisco, Lúcia Ramalho, Luís Dias e Filomena Dias. O trabalho que desenvolveram ao longo de 11 meses foi de uma qualidade ímpar. Construiram verdadeiros e excelentes portefólios, demonstraram em sessão de júri uma preparação e articulação entre as suas competências e a essência do processo de RVC e acima de tudo, demonstraram a dedicação, empenho e rigor que colocaram na sua travessia pelo processo de reconhecimento de competências. Isto foi possível também pela incansável dedicação e elevado profissionalismo da Dra. Cláudia Branco e Dra. Mafalda Branco, profissionais RVC que os/as acompanharam. A todos os meus sinceros e sentidos parabéns.

Depois uma viagem um pouco mais longa levou-me de volta a Almodôvar. A convite do Centro Novas Oportunidades do Agrupamento de Escolas Brito Camacho, estive presente no encontro "Educação de Adultos e Desenvolvimento Local". Quero destacar a boa organização do evento e acima de tudo a forma como aquela localidade e aquele centro recebe quem os visita. Sem dúvida que Almodôvar é uma terra a visitar. Considero que os temas abordados, quer pelo seu interesse, quer pela pertinência dos mesmos se revelaram muito úteis a todos para uma análise da realidade de um contexto local e do impacto que a Iniciativa Novas Oportunidades tem vindo a ter neste contexto. Parabéns à equipa do Centro Novas Oportunidades pela iniciativa que teve.

1 comentário:

Mafalda Branco disse...

Olá! :)
Gostaria apenas de dizer que a nossa porta se mantém sempre aberta a todos os que nos quiserem visitar e connosco partilhar experiências ou momentos tão gratificantes como o que tivemos no dia 12 de Novembro!
Obrigada a todos os colegas, sobretudo pela disponibilidade de percorrerem tantos quilómetros para estar connosco e pela simpatia e interesse demonstrados!
Uma palavra também muito especial ao Dr. João Lima, pela sua incansável disponibilidade para com a nossa equipa.
E um abraço muito sentido aos adultos que foram certificados. É por vós que o nosso trabalho e entrega fazem sentido! Obrigada por tudo o que nos ensinaram e partilharam connosco!
Um beijo a todos,
Mafalda Branco