sexta-feira, 31 de outubro de 2008

O Investimento e a Qualificação: O Exemplo Sonae

Já, neste espaço, fiz destaque do investimento que a Martifer fez na criação de um Centro Novas Oportunidades. Destaco agora o exemplo da Sonae. Quando associado a planos de formação internos a valorização do processo de certificação e qualificação pode resultar numa efectiva mais-valia profissional e pessoal para os trabalhadores.

«A Sonae Distribuição investiu 1,25 milhões de euros na criação de um Centro Novas Oportunidades (CNO), em Gaia, que se propõe formar 3.000 colaboradores da empresa até 2010, anunciou o presidente.

De acordo com Nuno Jordão, que falava durante a inauguração do novo CNO, a adesão dos trabalhadores do Modelo/Continente à iniciativa "ultrapassou as melhores expectativas", da empresa.

Segundo referiu, a forte adesão ao programa levou já à criação de uma "grande" lista de espera e está a acelerar a inauguração dos 17 pólos do CNO a criar na região do Grande Porto, 8 dos quais estão já operacionais.

A nível nacional, Nuno Jordão diz serem potencialmente abrangidos pelo programa Novas Oportunidades 19 mil dos 32 mil colaboradores da Sonae Distribuição, sendo intenção da empresa criar condições, em vários hipermercados do país, para ministrar a formação aos interessados.

O CNO de Gaia será, contudo, o único centro a criar na sequência do protocolo celebrado em Julho com a Agência Nacional para a Qualificação e o Instituto do Emprego e Formação Profissional, no âmbito da Iniciativa Novas Oportunidades, sendo a sua execução acompanhada por uma comissão constituída por representantes de cada entidade signatária.»

Fonte: RTP

Sem comentários: