sábado, 25 de outubro de 2008

Novos desfios, uma formação e troca de ideias...

Como já vem sendo hábito deixo aqui um relato de algum do trabalho que tenho feito nos últimos tempos no âmbito do meu apoio aos Centros Novas Oportunidades.

Começo por destacar o contacto que tive com três CNO que não conhecia e que, tendo entrado em contacto comigo, tive o prazer de visitar e conhecer.

Já tinha trocado algumas palavras com a equipa do Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária Fernando Namora, em Condeixa-a-Nova, mas desta vez por contacto directo a troca de ideias e sessão de trabalho revelou-se uma agradável surpresa. Numa altura em que se ouve falar tanto em metas e número, encontrei uma equipa que me falou de qualidade, rigor e valorização do processo e das pessoas que o frequentam. Verdade seja dita que, nos vários (e já são muitos CNO) que acompanho, nunca ouvi falar de metas antes de ouvir falar de qualidade. O trabalho desenvolvido por este CNO vai nessa linha, sendo, pelo que constatei, uma trabalho de efectiva qualificação dos adultos em processo.

Outro contacto que tive foi com o elementos da equipa do CNO da Escola Secundária Marques Castilho, em Águeda. Voltei a encontrar uma equipa preocupada com a qualidade e com a resposta que estava a dar aos adultos que procuram o projecto Novas Oportunidades. Uma resposta que se quer de rigor e que, muitas vezes, devido à forma como a mensagem passa de um projecto que nem sempre é claro na sua organização e funcionamento, leva a uma luta constante das equipas em tudo fazerem para credibilizar o mesmo projecto junto dos seus utilizadores. Gostei dos objectivos traçados pela coordenação e do espírito que encontrei.

E mais um contacto do CNO do Agrupamento de Escolas da Pampilhosa. O encontro serviu para apresentação da forma como desenvolvo as minhas funções de Avaliador Externo e, ao mesmo tempo, para trocar ideias e esclarecer umas dúvidas com os elementos da equipa. Fui informado que se tratava de uma equipa nova que desejava consolidar o projecto. Destaco, como uma estratégia fundamental essa ideia de consolidação de um projecto quando este representa, de facto, uma mais-valia para a escola e para o meio envolvente. Tal me pareceu o caso deste CNO e o objectivo desta equipa.


Destaco, ainda, o Júri de Validação que realizei no CNO da Escola Secundária da Mealhada. De tempos a tempos somos surpreendidos por um grupo de pessoas, que no seu colectivo, nos lembra o que de melhor o processo RVCC nos tem para oferecer. Numa sessão muito interessante foi feita uma viagem entre aprendizagens de todos os adultos presentes em júri, de uma forma muito bem preparada pela equipa (como já vem sendo hábito e uma boa prática a destacar no trabalho levado a cabo por este CNO), onde houve uma efectiva transferência de aprendizagens entre todos. Foi uma manhã muito interessante e que, tão cedo não esquecerei. Parabéns aos adultos e à equipa.

Por último, uma sessão de trabalho para uma equipa dos Cursos EFA - Básico e Secundário. Desta vez, no Agrupamento de Escolas Fernão Pó, no Bombarral. Destaco aqui a forma como a equipa demonstrou abordar o trabalho em contexto de formação mobilizando estratégias de motivação, valorização e adequação dos objectivos às metodologias de trabalho com os formandos.

Não posso terminar sem uma pequena reflexão em torno da ideia que, ou por estar em contacto com CNO que são exemplos do que deve ser a implementação do processo de RVCC, ou por outro qualquer outro factor que não consigo entender, não encontrei ainda, nenhuma equipa que vá pelo caminho do facilitismo, nem que não aposte na qualidade como factor fundamental de toda a intervenção na Iniciativa Novas Oportunidades. Dificuldades, dúvidas, anseios? Todas as equipas o demonstram. Mas em todas elas destaca-se a qualidade dos recursos humanos, o investimento de horas, trabalho e muita dedicação que tenho que destacar aqui. A todos eles o meu reconhecimento profissional e pessoal.

Sem comentários: