sábado, 20 de setembro de 2008

Os "Novos" Números da Iniciativa Novas Oportunidades.

«De acordo com os dados da Agência Nacional para a Qualificação, desde 2007 e até 31 de Agosto de 2008, inscreveram-se nos Centros Novas Oportunidades 447.774 candidatos, dos quais 92.351 já obtiveram uma certificação escolar, e destes, 4021 indivíduos obtiveram uma certificação de nível secundário.
Para além destes resultados, é de sublinhar que desde o início da implementação da Iniciativa Novas Oportunidades, em 2006, inscreveram-se no programa Novas Oportunidades 516 mil adultos, tendo 161.683 concluído a sua certificação.
Dos adultos inscritos nos Centros Novas Oportunidades desde o início do ano passado, 213.890 tinham como objectivo a certificação ao nível do ensino básico (4.º, 6.º ou 9.º anos de escolaridade), enquanto 233.884 pretendiam concluir o nível secundário de educação (12.º ano de escolaridade).
Numa análise aos dados por nível etário, constata-se que a maioria dos inscritos no nível básico (36 por cento) tinha entre 35 e 44 anos, enquanto 10 por cento tinham entre 18 e 24 anos, e apenas um por cento 65 ou mais anos.
A maioria dos inscritos que pretendia obter o nível secundário (37 por cento) tinha entre 25 e 34 anos, e apenas três por cento tinham entre 55 e 64 anos.
A nível regional, o Norte regista o maior número de inscrições, quer para a obtenção do nível básico de educação (45 por cento) quer para a obtenção do nível secundário (37 por cento).
A Iniciativa Novas Oportunidades, tutelada pelos ministérios do Trabalho e da Solidariedade Social e da Educação, tem como objectivo qualificar um milhão de indivíduos activos, até 2010, através das diferentes modalidades de educação-formação para adultos, a saber, sistema de reconhecimento, validação e certificação de competências, cursos de educação e formação de adultos e formações modulares certificadas. A Iniciativa Novas Oportunidades tem, igualmente, como meta envolver mais de 650 mil jovens em cursos técnicos e profissionalizantes, isto é, cursos profissionais, cursos de educação e formação e cursos inseridos no sistema de aprendizagem.
Este objectivo assume especial importância quando a percentagem da população adulta portuguesa que completou o ensino secundário é de apenas 20 por cento, enquanto nos países da OCDE esta percentagem ronda os 70 por cento.
Dos cerca de cinco milhões de portugueses que integram a população activa, metade tem menos que a escolaridade obrigatória (9.º ano de escolaridade). Portugal tem também mais de 485 mil jovens a trabalhar sem o ensino secundário completo, dos quais mais de metade (cerca de 266 mil) não concluíram sequer a escolaridade obrigatória.»
Fonte: ANQ

1 comentário:

Anónimo disse...

Considero que as Novas Oportunidades são um sucesso!!!
A experiência de vida é uma escola para qualquer ser humano. Muitas vezes mais importante que os canudos que se possam tirar.
Tudo é relativo na vida.

Força pessoal!

Paulo