sábado, 12 de julho de 2008

Júris, um imprevisto e a multiplicidade...

Nestes últimos dias tive a confirmação do imenso universo de multiplicidade que é a resposta da Iniciativa Novas Oportunidades na Educação e Formação de Adultos. Falam na ausência de uma maior sistematização e instrumentos dos Referenciais. Se tivessem frente a frente com os adultos que estive esta semana em contextos tão diferente diriam que os Referenciais e os Instrumentos existentes são ainda, demasiado rigidos...

Começo por recordar a minha presença no encontro/formação que o CNO da Escola Secundária de Sever do Vouga realizou no passado dia 7. Teve lugar na Escola Profissional de Aveiro e teve uma excelente adesão. Faço uma análise positiva de dois factores que considero importantes: o facto deste Centro Novas Oportunidades ter mostrado como realiza o processo RVC e como dá resposta às necessidades neste contexto, assim como, a partilha de informação que foi realizada. Por essa ousadia, inovação e qualidade de desafiar o impossível, o CNO e principalmente a sua equipa estão de parabéns. Reservo, como sempre o fiz, algum receio que, nesta fase de consolidação de práticas, a formação de CNO para CNO pode ser útil se, principalmente realizada com o objectivo de criar uma rede de partilha localizada, assim como, para o debate e interacção e não para a transferência de práticas. Parece-me ainda cedo para isso.

E mais uma sessão de júri. Talvez uma das mais interessantes sessões de júri a que assisti nos últimos meses. Teve lugar no CNO da Escola Secundária da Mealhada. Vou resumir, porque não poderia descrever aqui tudo o que retirei destes júris... Assisti ao regresso de 5 adultos que haviam realizado o processo para o nível B2, para completar o nível B3. Assisti a uma adulta que na sua apresentação se lembrou de recordar a passagem pelo programa da manhã da RTP após um curso de formação que realizou e brindou o final da sua apresentação com um divinal bolo de Noz. Encontrei uma adulta com um espirito de empreendorismo raro. De ser dona de um restaurante a estar a ultimar um projecto de Hotel para idoso na Cúria, projecto esse que me fascinou pela visão empresarial e decisão/gestão de risco que a adulta demonstrou. Recordo ainda um adulta que, de tão nervosa quase não conseguiu realizar a sua apresentação. Penso sempre, no imenso respeito que nós, avaliadores, equipas e coordenação, devemos ter com estes adultos. A sessão de júri, que muitas vezes para nós é mais uma entre várias na agenda, é para cada um destes adultos o seu momento. Um momento único. Respeito sempre isso. Para mim, aquele momento é sempre tão importante como para o adulto que tenho à minha frente. É a minha forma de respeitar aquela história de vida, aquela pessoa, aquelas aprendizagens e valorizar tudo isso no processo RVC. Por último, destaco uma adulta, ucraniana. Com o equivalente ao Ensino Secundário, mais o ensino superior profissional. Na Ucrânia era responsavel pela montagem de equipamento electrico em submarinos... Foi, sem dúvida uma das adultas que não esquecerei. Pela sua vontade de integração. Pela sua dedicação. Principalmente pela partilha de conhecimentos que realizou. Quero deixar aqui uma palavra à equipa que conseguiu um trabalho excelente. E uma palavra à Dra. Joana que realizou o seu primeiro júri. Parabéns. O desafio da qualidade foi, por vocês, vencido.

Mais um Júri no CNO da Escola Secundária de Pombal. O meu trabalho com este CNO tem sido, por um lado de deixar algumas das ideias que considero relevantes neste processo de RVC e por outro receber ensinamentos de «boas práticas» que registo sempre que vou assistir a uma sesssão de júri. Neste caso, a sessão de júri foi para o nível B3. A Dra. Isabel Moio levou a júri 6 adultos. Registo uma das coisas mais dificeis de fazer neste processo. Ao longo do tempo, a qualidade do trabalho realizado foi constante. Ao consultar os Dossiers/Portefólios registo sempre um ou outro ponto de inovação. Resgisto também uma consolidação das práticas. E neste júri, destaco a imagem (com pose para a fotografia) que partilho. Um dos adultos realizou uma apresentação centrada na sua história de vida e mostrou-nos, fazendo-nos regressar no tempo, na evolução do telefone como meio de comunicação. As competências que desenvolveu ao longo da sua vida ficaram claras e patentes na sua intervenção. Mais uma vez, parabéns, sinceros a toda a equipa.

Depois um imprevisto...

Mas tudo resolvido a tempo de estar presente na I Sessão de Júri de Nível Secundário do CNO de Almodôvar. Deste júri farei destaque amanhã.

Sem comentários: