domingo, 13 de julho de 2008

I Júri Secundário: CNO de Almodôvar

Por convite do António Espírito Santo e da equipa do CNO da Escola Dr. João de Brito Camanho em Almodôvar, estive presente na I Sessão de Júri de Nível Secundário.
Pensei no que iria aqui descrever. Estive indeciso entre falar da organização do júri e falar do CNO em si. Optei por falar da segunda hipótese. Como é do conhecimento geral eu tenho por hábito reunir várias vezes com as equipas sobre o processo RVCC e sobre a organização e funcionamento dos júris. E neste caso não foi excepção. A distância de 5 horas de viagem de onde estou só permitiu conhecer a equipa do CNO no próprio dia do Júri, pelas 9.00 horas, sendo que, da minha parte, a expectativa era muito grande.
Eis o que encontrei:
Primeiro a vila. Almodôvar é uma vila, do baixo Alentejo, típica em todas as suas vertentes. Desde os arruamentos à organização das própria estrutura sócio-económica. Acima de tudo destaco uma das coisas que mais me fascinou. Todas as pessoas se cumprimentavam e conheciam. Cerca de 8.000 habitantes sendo que, cerca de 1.000 estão inscritos no CNO. Destaco também a forma acolhedora como me receberam sendo que prometo voltar um dia noutras funções mais lúdicas para uns dias de descanso e para conhecer melhor toda uma região que me fascinou ainda mais.
Depois o Centro Novas Oportunidades. Sempre tinha achado curioso que o CNO de Almodôvar tinha uma "imagem" muito marcada, quer no seu site, quer no logótipo que apresentam e também nas comunicações que estabelecia com a equipa via e-mail. Fiquei bastante impressionado com a logística do CNO em primeiro lugar. Um espaço dentro da escola, ligado a esta mas com uma identidade própria. Como me foi dito o espírito era o de ser "digno de qualquer história de vida dos adultos". E de facto é-o. É uma espaço acolhedor e acima de tudo, um espaço organizado em função do projecto Novas Oportunidades.
E por fim, o mais importante. A equipa.
A minha visita tinha como objectivo participar na I Sessão de Júri de Nível Secundário e como tal solicitei uma reunião com a equipa. As dúvidas eram as mesmas que em quase todos os CNO. Mas o "espírito" não. Reparei que todas as questões colocadas tinham como objectivo dar resposta aos adultos e não ao modelo ou à estrutura do processo. Foi a primeira agradável surpresa. A segunda surpresa foi construída ao longo das 12 horas de trabalho em conjunto, manhã e tarde, no decurso da sessão de júri. A Dra. Carla e a Dra. Alexandra levaram a júri adultos que concluíam naquele momento o seu processo para validação de competências de nível secundário. E, literalmente, apresentaram-se com eles a júri. Achei muito curioso e positivo as profissionais e os adultos, lado a lado, apresentarem-se. Nascia ali uma ideia e prática que absorvi deste dia. Um humanismo e respeito profundo da equipa para com os adultos em processo. Mas o que mais me surpreendeu foi de facto o "espírito" de equipa. Uma equipa de profissionais de muito elevada qualidade, com uma dedicação profunda ao processo e ao projecto de reconhecimento, validação e certificação de competências e uma humanidade transparente que se espelhava na excelente relação entre todos (adultos, formadores, coordenação e profissionais) que fez com que a ideia principal que trouxe comigo desse dia foi a de um dos melhores CNO onde estive como avaliador no que diz respeito à consolidação e implementação do espírito RVCC.
Por fim, e como são os actores mais importantes neste processo, os adultos. Ao Mário Nunes, Amélia Fernanda, Nuno Domingos, Vítor Afonso, Jerónimo Saleiro, Valter Palma e Paulo Martins o meu obrigado e os meus parabéns. Obrigado pelo tanto que aprendi com todos nas horas em que estivemos juntos e os meus parabéns pela conclusão desta etapa no vosso processo de qualificação. Sinto profundo orgulho e honra em ter estado presente na qualidade de Avaliador Externo neste momento das vidas destes adultos e de ter recebido destes exemplos de aprendizagens consolidadas ao longo da vida que também a mim enriqueceram.
Os meus sinceros parabéns e o meu reconhecimento pessoal e profissional pelo excelente trabalho que levaram a cabo.

Sem comentários: