sábado, 21 de junho de 2008

Sessões de Júri - Modelos e Desafios.

O desafio de tentar traçar linhas de rumo para a qualificação dos adultos em processo RVCC tornou-se um desafio constante na linha de rumo que os CNO, neste momento, procuram implementar. Os júris constituem um momento fundamental no reforço dessa estratégia.


Os últimos júris em que estive presente revelaram-me boas surpresas. O primeiro foi no CNO da Escola Secundária de Arganil. Como sempre, o empenho da equipa e a criatividade estiveram presentes. Sem dúvida que cada CNO tem uma marca própria, uma identidade. A marca do CNO da Escola Secundária de Arganil está na criatividade. Deixo algumas imagens representativas do que digo.


Outro júri teve lugar no CNO da Escola Secundária da Mealhada. Um dos maiores desafios dos Centros Novas Oportunidades centra-se na capacidade de promoverem uma cultura de aprendizagem ao longo da vida. Um dos factores que este CNO tem conseguido implementar é essa ligação entre os adultos e a aprendizagem. De facto, foi pela segunda vez que assisti ao "regresso" de uma adulta ao processo RVCC para validar competências no âmbito da Língua Estrangeira para o nível Básico. Uma boa estratégia com um excelente resultado para a qualificação efectiva.

Mais uma vez uma visita a Pombal. CNO da Escola Secundária de Pombal para um júri de certificação de nível secundário. Neste caso, e como tenho referido várias vezes, o nível de qualidade e inovação que este Centro tem são garantias de qualidade inerente a uma política constante ao longo dos anos que tenho acompanhado o trabalho desenvolvido pelas equipas. Mas, tal pai severo para um filho exemplar, peço sempre mais. Senti que o trabalho desenvolvido pelo CNO da Escola Secundária de Pombal está nesse nível de excelência mas pedi ainda mais. Quero destacar aqui o meu reconhecimento, a esta equipa e a todas as outras, a quem acompanho, pela dedicação, qualidade e rigor com que estão a trabalhar. Este fim de ano lectivo não tem sido fácil e o trabalho tem sido imenso. Por isso e pela qualidade os meus parabéns à equipa do CNO da Escola Secundária de Pombal e principalmente aos adultos, Anabela, Luzia, Cecília e Licínio que viram reconhecidas as suas competências apresentado um trabalho de elevada qualidade e inovação. Deixo aqui uma das narrativas digitais realizadas por um dos adultos.



Por último, júri no CNO da Escola Secundária Joaquim de Carvalho, na Figueira da Foz. Este júri, para 6 adultos, revelou-me mais uma surpresa. Um adulto que, pelo seu gosto pela fotografia desejava publicar um livro com fotografia artística e pequenos textos por ele elaborados. Muitos destes sonhos podem e devem ser acompanhados pelas equipas. De facto, não existe neste momento, nas escolas e no contexto dos centros educativos em geral, lugares e equipas com tantas competências científicas, educacionais e humanas como nos Centros Novas Oportunidades. Desde licenciados, mestres e doutores, os CNO são hoje lugares onde se cruzam saberes, capacidades e potencialidades verdadeiramente incríveis. Acho que é altura de olharmos para essas mesmas potencialidades e dar-lhes forma, conteúdo e possibilidade de, com os adultos em processo, inovar e de facto mudar o panorama da educação, formação e qualificação. Dificilmente teremos outro momento e projecto com o actual.

Termino com a ideia que esta semana esteve sempre presente em mim. Existe um grau de cansaço nas equipas pela exigência de trabalho e de reflexão que o processo RVCC exige. Mas existe também um manancial de qualidade, competência e valor nos CNO dos quais estes muitas vezes não conseguem ter consciência e que tem que ser, por vezes com um "choque" mais forte, despertado para a consciência das potencialidades que existem. Falam-me de falta de competência e facilitismo no processo RVCC. Nos CNO que acompanho nunca vi nenhuma destas coisas. Pelo contrário. Vejo profissionais e formadores que entram para a escola às 8.30 horas e às 23.30 horas ainda lá estão quando, muitas vezes, ligo por qualquer razão profissional. Por isso, o meu reconhecimento público fica aqui para todas as equipas com que colaboro e acima de tudo o meu sincero reconhecimento pela dedicação, qualidade e rigor com que trabalham procurando o melhor, o excelente e a efectiva qualificação dos adultos que realizam o processo RVCC.


1 comentário:

Mafalda Branco disse...

Olá!
Queria deixar público (embora já o tenha feito pessoalmente) o meu profundo agradecimento ao CNO da Escola Secundária de Pombal por nos ter recebido e permitido que assistíssemos a uma sessão de júri de NS. Foi realmente um momento de aprendizagem e crescimento muito importante para nós e agradeço, mais uma vez, à Cristina o carinho com que nos recebu. Obrigada!
Mafalda Branco