sábado, 7 de junho de 2008

Sessões de Júri - A Caminhada...

O conjunto de júris que vou destacar hoje têm em comum um factor: a ideia que a aprendizagem é uma caminhada e não um momento. Todos os candidatos que acompanhei tiveram e fizeram essa caminhada e só pelo processo RVCC o reconhecimento das competências adquiridas foi valorizado...

O primeiro júri teve lugar no CNO da Escola Secundária de Arganil. Recordo uma adulta que levou para júri um tear para o trabalho em linho. Muitas vezes as competências dos adultos "escondem-se" ou "revelam-se" pela força de uma formação marcada por uma época na história. Muitos casos dessa formação que começa pela "costura" e acaba na "decoração" marcam uma geração entre os 45 e os 55 anos.
Mas o que destaco cada vez como mais importante neste momento é a definição de um Plano de Desenvolvimento Pessoal, ou melhor, uma clara estratégia de qualificação para os adultos que terminam o processo de RVCC Básico. Esse instrumento de valorização pessoal não deve ser só um processo informativo do percurso a seguir. Deve, acima de tudo, ser um processo de consciencialização. Num contexto social e geográfico onde se integra o CNO da Escola Secundária de Arganil esse processo é limitado pela pouca oferta de soluções, mas, com o esforço e dedicação da equipa deste CNO conseguem-se superar essas limitações discutindo-se, como ouvi, a formação complementar e/ou de curta duração como meio de aprendizagem para os adultos.

A viagem seguinte leva-me ao júri do CNO da Escola Secundária de Pombal. Como tenho destacado aqui, a qualidade do trabalho da equipa deste CNO revela a importância que tem, na função do Avaliador Externo, da confiança colocada na equipa e no trabalho que esta realiza. Assim, como sempre, encontrei um bom trabalho que a Dra. Isabel Moio, enquanto profissional RVCC desenvolveu. Destaco esta apresentação feita por uma adulta:



Não posso deixar de destacar a importância social que pode ter uma sessão de júri. Deixo aqui a ideia aos CNO de, sempre que tiverem adultos em situação de desemprego, porque não convidar para assistir a este momento final do processo RVCC, entidades como o IEFP ou entidades empresariais que possam promover o empregou ou abrir portas a esses adultos para o seu futuro profissional?

Após este júri fui até ao CNO do Agrupamento de Escolas de Ansião. Era para ser uma reunião... foi um excelente encontro com uma equipa. Creio que é muito importante que o Avaliador Externo consiga sentir o "espírito" de uma equipa. Este encontro levou-me a encontrar um conjunto de pessoas dedicadas, com preocupações de qualidade, com exigência e rigor na implementação do processo RVCC. Levou-me também a saber que existe um retábulo do mestre Malhoa numa localidade perto de Ansião... fica o desafio de uma exploração pelos adultos candidatos ao processo RVCC Secundário de um "estudo" sobre esse património.

Depois, terminar esta minha caminhada com um conjunto de Júris no CNO do Agrupamento João Franco no Fundão.
A Dra. Raquel Ribeiro orientou um grupo de formando da Soalheira. Na abertura da sessão esteve presente o Coordenador José Brito e a excelente equipa de formadores acompanhou toda a sessão interagindo com os adultos.
Sem dúvida não me posso esquecer de 5 destes adultos... Num momento só, em certa de uma hora e trinta minutos falou-se da importância da certificação profissional por relato de uma adulta que havia regressado da Alemanha (e esta questão da certificação profissional urge implementar); falou-se e foram exemplo um casal que estava a fazer o processo para uma sobrinha ter neles um exemplo para estudar, o que aconteceu; tivemos o excelente testemunho de uma adulta que havia sido a primeira presidente de junta eleita (com livros publicados e uma história de vida riquíssima) e uma adulta que destacou a importância da qualificação para o seu contexto profissional... Para além de tudo isto, ficam em destaque duas capas de dossier's pessoais que mostram o investimento dos adultos no processo RVCC.

Todos estes adultos foram mais um excelente exemplo do que é a caminhada contínua da aprendizagem individual... uma caminhada sempre com mais alguns passos para dar.

1 comentário:

Mafalda Branco disse...

Olá!
Ainda bem que gostou da nossa reunião! :)
Achei muito interessante a sugestão de se convidarem algumas entidades ligadas ao emprego para assistirem aos Júris, sobretudo se se tratarem de pessoas desempregadas. E também gostei da apresentação da adulta de Pombal, cada vez mais acho que o momento de Júri pode servir para a preparaçaõ/promoção de um projecto pessoal - que poderá ser a ponte para a implementação do PDP ou até a sua síntese, caso este seja elaborado ao longo do processo.
Ficam questões interessantes para a reflexão sobre o momento de Júri...
Mais uma vez, obrigada pela partilha!
Mafalda Branco