sábado, 14 de junho de 2008

Júris, Reuniões, Encontros e algo mais...

Mais umas viagens, paragens e pessoas que conheci cuja vida escolar se retoma e muitas conversas com coordenadores(as), profissionais e equipas de formadores. Sem dúvida que esta iniciativa Novas Oportunidades tem sido um percurso único na vida daqueles a que a esta estão ligados. De uma riqueza imensa. De uma aprendizagem constante.

A primeira sessão de Júri teve lugar na Escola Secundária da Gafanha da Nazaré. Destaco que a equipa de formadores tem, neste CNO, uma excelente relação com os adultos no processo. A verdade é que encontro sempre uma bom ambiente e uma relação baseada na confiança, assim como, num trabalho sério, rigoroso e assente no princípio que, sendo o processo RVCC, um processo de reconhecimento de competências, a aprendizagem ao longo do processo é também de valorizar como elemento constante e que neste deve estar presente. A visão de que o RVCC é uma etapa de uma processo de qualificação marca o trabalho feito por todos e aos quais apresento os meus sinceros parabéns.

Mais um júri, desta vez, na Escola Nacional de Bombeiros, na Lousã. Encontrei o CNO em casa nova. Isto é, mudaram de instalações. Para quem não sabe, estão na Rua de Coimbra, 40A e 40 B, 3200-222 Lousã. Num dia um júri, no outro uma reunião de acompanhamento. Não foi só a casa que mudou, foram também os novos rostos com o reforço da equipa para o RVCC Secundário. Para quem não conhecia a equipa, aqui ficam eles/elas. Esta realidade de inclusão de pessoal qualificado nos CNO faz com que hoje em dia, os Centros Novas Oportunidades sejam dotados de recursos humanos com uma qualidade de base muito boa. A concentração de licenciados, mestres e mesmo doutores faz dos CNO locais de excelência para a qualificação dos recursos humanos. Este é o caso e este CNO um dos muitos exemplos. Boa sorte para a equipa para os desafios que se avizinham.

E depois, o primeiro júri de RVCC Secundário, no NERGA. Sobre este e por este CNO ser destaque este mês, será deixado em breve um texto completo. Não só por este facto, como por ter sido dos melhores júris que assisti para o nível Secundário onde destacarei algumas boas práticas.

E por último, a minha visita à Escola Secundária Campos Melo, na Covilhã. O convite para ser avaliador externo deste CNO já vinha de longe mas só agora foi possível o encontro. E devo dizer que encontrei o que esperava. Uma equipa com muita experiência, uma coordenação competente e com objectivos de qualidade e rigor muito claros, uma escola adequada à recepção deste novo público. Acima de tudo encontrei uma equipa de pessoas que fez muito trabalho preparatório, com muita qualidade e que procura dar uma resposta adequada, estrategicamente pensada e articulada entre o que é o processo RVCC e a particularidade de cada um dos adultos em processo. Encontrei uma equipa com uma dedicação ilustrativa do que é o trabalho realizado pelos CNO na resposta a 400.000 adultos que regressam agora à escolarização. Parabéns, sinceros, pelo trabalho realizado até agora.

Sem comentários: