sábado, 28 de junho de 2008

Júri e um Encontro: Respostas para a Qualificação.

E mais uma viagem, desta vez até ao CNO da Escola Secundária da Gafanha da Nazaré para mais um júri de validação para o RVCC de Nível Básico.
Duas sessões de 5 adultos que trabalhavam na área da cerâmica e que, na sua apresentação final apresentaram algumas ideias e práticas do seu contexto de trabalho resultaram num diálogo e troca de argumentos centrados na qualificação e nos desafios de futuro. Cada vez mais, e como é o caso do CNO da Escola Secundária da Gafanha da Nazaré os Centros Novas Oportunidades tornam-se portas abertas para o delinear de estratégias de futura numa mentalização da importância da aprendizagem ao longo da vida como estratégia pessoal de melhoria e sustentabilidade do próprio posto de trabalho. Falando-se como se tem falado na questão da inadequação do trabalhador aos desafios do mercado, sem dúvida, a qualificação passa pela orientação dos adultos após processo. Este é um elemento que este CNO tem em conta e pela boa relação que estabelece com os adultos permite a efectiva consciencialização para o futuro. Parabéns por isso.

E como esta semana não acompanhei mais júris, deixo aqui umas ideias da minha presença no encontro na Escola Secundária D. Inês de Castro em Alcobaça para o encontro que já referi aqui. A Dra. Anabela Luís, coordenadora do CNO, pelo seu dinamismo e competência, organizou um encontro para um grupo pequeno de formadores e elementos de CNO, (creio que no total estariam entre 25 a 30 pessoas eo onde conheci o Paulo e a Isabel do CNO da Escola Maximinus em Braga) e que contou com a presença da Dra. Maria do Carmo Gomes (ANQ) e da Dra. Mafalda Branco (CNO do Agrupamento de Escolas de Ansião). Mais dirigido para os cursos EFA e centrado no Balanço de Competências este tipo de formação, em grupos mais pequenos e com troca de ideias e práticas, resulta numa mais-valia de interacção que os grandes eventos locais ou nacionais não conseguem atingir. Referiu-se a importância do referencial visto não como um programa ou currículo mas na sua visão transversal e holística das competências a desenvolver ou adquiridas pelos adultos/formandos ao longo da vida e testou-se a metodologia promovida pela Dra. Mafalda Branco do seu, já famoso, baú.
Uma das coisas mais interessantes deste encontro foi a apresentação do logótipo do CNO da Escola Secundária de Alcobaça. Este símbolo é a prova que a colaboração e a cooperação resultam numa estratégia de mobilização de competências de vários elementos. Fica aqui a imagem do CNO que, a meu ver, consegue captar duas coisas: A essencia da dinâmica da coordenação do CNO no objectivo de inovação e qualidade e a capacidade de mudança e originalidade necessárias a este desafio que agora começa para esta escola e para a equipa que abraçou este projecto. Boa sorte e parabéns pelo trabalho já desenvolvido.

1 comentário:

Mafalda Branco disse...

Não podia deixar de comentar o Encontro em Alcobaça e agradecer, desde já, a simpatia e amabilidade da Dr.ª Anabela Luís, bem como dos restantes colegas com quem tive a oportunidade de passar uma tarde tão agradável.
Tal como refere, este é, também na minha opinião, um modelo a seguir no que diz respeito à partilha de experiências e troca de informações. Foi um momento intimista, onde penso que todos se sentiram à vontade para expor as suas dúvidas ou, quanto mais não fosse, para "desabafar", como dizia uma das colegas. No final, senti uma satisfação muito maior do que quando vou aos grandes encontros (necessários e igualmente importantes), em que muitas vezes as pessoas dão o tempo por perdido, porque não conseguem retirar estratégias e recursos para a sua prática.
Espero sinceramente que momentos como o que vivemos em Alcobaça se repitam pelo país fora, com efectiva troca e partilha de informação e de práticas, mesmo com "insegurança ou receio de não estar a fazer bem"! :) Se não nos "sujeitarmos" a essa exposição, nunca saberemos se o que estamos a fazer é adequado... Penso que é através da crítica/partilha de opiniões que podemos desenvolver e implementar um trabalho melhor, porque mais adequado.
Uma nota final: o logótipo do CNO! Parabéns aos seus autores pela sensibilidade e originalidade! E boa sorte para o trabalho que aí vem, que tenho a certeza enfrentarão com a boa disposição, optimismo e competência que me transmitiram naquele dia!

Mafalda Branco