sábado, 31 de maio de 2008

Sessões de Júri - Desafios e Mudanças

Partilho aqui mais um conjunto de actividades que desenvolvi no âmbito da minha função enquanto Avaliador Externo. Muitos desafios e muitas mudanças encontrei no terreno, mas acima de tudo, muito anseio por qualidade, melhoria e cumprimento de objectivos.

O primeiro júri decorreu no CNO da Escola Secundária da Mealhada. O trabalho da equipa resultou na proposta a júri de 5 adultos que pela sua história de vida viram reconhecida a equivalência ao Ensino Básico. A importância do momento de júri revela muitas vezes algumas facetas que não haviam sido partilhadas com o(a) profissional e os(as) formadores(as). A verdade é que muitas vezes encontramos adultos que até ao momento de júri foram extremamente reservados e que, por qualquer razão, revelam novas competências nestes momentos mais formais. O que fazer? Na minha visão de auto-avaliação e evolução contínua a equipa pode destacar, alterar e afirmar essas competências como mais-valias para o adulto nesse mesmo momento. Assim o foi neste júri.

Após o júri de validação, uma reunião com a equipa. Havia ficado de ler e analisar 10 auto-biografias. Havia, também, feito a proposta de que as profissionais e os formadores fizessem o mesmo. A ideia seria a de aferir, problematizar e dar orientações para a realização de actividades de exploração de indícios para um processo de RVCC Secundário. Acabámos com 10 soluções diferentes para 10 situações diferentes... é essa uma das maiores verdades do processo RVCC Secundário. Este é individual e personalizado. Raramente existe uma solução "modelo" que se aplique a pessoas e histórias de vida sempre diferentes.

Outro júri e outro convite aceite. O convite veio do CNO da Escola Secundária Joaquim de Carvalho na Figueira da Foz. Uma das mais interessantes coisas que me tem acontecido enquanto Avaliador Externo é a mais simples das coisas... Tenho aprendido imenso com os adultos em sessão de júri. Nesta sessão, aprendi como construir um "Parte-Milho" construído a partir de peças de máquinas de lavar roupa e afins... Basicamente uma reutilização de materiais. Para quem não sabe... um "Parte Milho" serve para desfazer o milho e fazer farinha...

Mais uma reunião acompanhou este dia. Há Centros Novas Oportunidades que conseguem conjugar o melhor de dois mundos. A experiência e a juventude. Este é um desses exemplos. A reunião que serviu para dar umas linhas de orientação em debate e troca de ideias com a equipa sobre os possíveis modelos de júri para o RVCC Secundário resultou numa troca de ideias em torno da qualidade, rigor, estrutura e estratégia do projecto RVCC. Muito interessante e muito rica esta troca de argumentos, assim como, fiquei plenamente descansado quanto ao nível de exigência e aposta na qualidade por parte deste CNO. Ficou o desafio de mais uma reunião em breve...

Mais uma viagem até ao Fundão. O CNO do Agrupamento de Escolas João Franco convidou-me para estar presente numa reunião onde esteve também o Avaliador Externo Fernando Delgado e Adelina Clemente para trocarmos umas ideias com um conjunto de Centros que se reuniu com vista a debater a organização e gestão das sessões de Júri de RVCC. Foi das trocas de ideias mais interessantes em que tenho participado. Quer pelo facto de existirem duas ideias em confronto, quer pelas questões levantadas... Gostei particularmente de uma prática referida de solução por via de videoconferência. Gostava de saber mais dessa prática, caso se venha a verificar para situações como a que foi aflorada. Uma boa resposta a um problema comum é sempre uma boa prática a partilhar.

Mas havia, nesse dia, uma viagem para fazer. O CNO da Escola Secundária de Sever do Vouga convidou-me para estar presente num júri de validação em Aveiro. Mais concretamente em Cacia. Vou recordar os rostos e todos aqueles trabalhadores que, com esforço pessoal, iniciaram e concluíram com sucesso o processo RVCC para o Nível Básico. Por indicação da empresa e por determinação e coragem levaram a cabo a construção de dossiers pessoais de elevada qualidade e procuraram sempre aprender mais, saber mais, qualificar-se mais. O desafio que vão, muitos, agora agarrar é o da qualificação profissional e da certificação por curso EFA ou RVCC terminar o Ensino Secundário. Parabéns à equipa pelo excelente trabalho, parabéns à empresa pela aposta na melhoria das qualificações dos seus trabalhadores e parabéns aos adultos por mais uma etapa realizada.

Regresso, para terminar, ao CNO do Agrupamento de Escolas João Franco para mais umas sessões de Júris. A Dra. Isabel e a Dra. Adelina acompanharam a elaboração de dossiers pessoais que, pela melhoria na qualidade e inovação, apostaram numa forma mais enriquecida de evidenciar as competências dos adultos que terminavam, naquele momento, o seu percurso no processo RVCC. De todos, não posso deixar de me recordar da Maria da Conceição Carvalho que era uma adulta com uma paixão por livros e pela leitura. Pedi-lhe, como pergunta, um livro para eu ler. Imediatamente me recomendou: A Ilha. É nestes momentos que acreditamos no valor do projecto RVCC. Quando somos confrontados com exemplos de vida que dão provas que o saber não vem só da escola formal... Parabéns à equipa pela aposta que faz na qualificação efectiva do publico-alvo com que trabalha. Tive também o prazer de reunir e trocar ideias com profissionais, formadores e coordenação e ficou-me a ideia de desejo de qualidade. Qualidade, mudança e desafios...


Sem comentários: