sábado, 10 de maio de 2008

Sessões de Júri - Aprender com a vida.

Começo a ilustração dos últimos júris de validação em que estive presente por lembrar um parte de um dossier pessoal de uma adulta candidata à equivalência do Ensino Básico (9.º Ano), no CNO da Escola Secundária de Arganil e que escreveu o seguinte sobre os seus tempos de escola: “O que não gostava era do Inverno, eu vivia a três quilómetros de distância da escola, tinha que ir a pé porque os meus pais não tinham possibilidades de me comprar uma bicicleta. (…) Também não gostava quando nós, os alunos, perguntávamos certas coisas uns aos outros e a professora reparava e punha-nos de castigo, virados para a parede, de joelhos em cima de grãos de milho. (…) De manhã, quando a professora não dava um beijo ao marido, nós já sabíamos que nesse dia ia haver reguadas com força. Foram dias muito difíceis."

A equipa do CNO da Escola Secundária de Arganil faz um excelente trabalho na motivação, reforço da auto-estima e aprendizagem para que muitos adultos que frequentam este CNO possam retomar as suas vidas ligadas à escola, muitas vezes quebradas pelas condições económicas e sociais de uma época.

Outro Júri de Validação em que estive presente teve lugar no CNO da Escola Secundária Joaquim de Carvalho, na Figueira da Foz. A melhoria contínua do trabalho das técnicas RVCC, assim como, a aposta na melhoria da qualidade dos dossier’s pessoais dos adultos em processo são hoje uma realidade que se evidencia na própria resposta dos adultos face aos objectivos individuais para estes estabelecidos. Por engano meu nas horas, cheguei a este CNO, adiantado para a hora marcada. Estive a consultar os dossier’s, assim como, a conversar com um dos adultos propostos a júri. O Sr. João Paulo Dias tinha um interesse fora do comum. Recolheu, ao longo dos últimos anos, várias centenas de fósseis. Havia já, inclusivamente, exposto alguns em eventos. Tem tido uma luta para criar um núcleo museológico nas Alhadas. Há, a realizar este processo de RVCC, pessoas com interesses tão vastos e motivações tão distintas que é ai que reside a sua efectiva riqueza.

Mais um júri de validação, e desta vez, no CNO da Escola Secundária de Pombal. A Dra. Margarida Fonseca orientou os adultos e, como já referi aqui, a qualidade do trabalho deste CNO é excelente. Cada adulto realizou uma apresentação oral de certa de 10 minutos, seguida de uma apresentação prática ou apresentação em powerpoint onde falavam das suas actividades profissionais, destacando as competências a evidenciar neste processo. Fica abaixo uma dessas apresentações que pedi para divulgar. Não somente pela estrutura, mas essencialmente pela reflexão que a todos os presentes permitiu em discussão com a adulta. Os nossos parabéns a todos aqueles que trabalham com os idosos e procuram melhorar as suas qualificações, sendo que o processo RVCC, abre portas para novas formações e este é um dos pontos fortes do CNO da Escola Secundária de Pombal, ao realizar um acompanhamento e orientação pós-processo bem estruturado.

Por último, regresso ao CNO da Escola Secundária de Arganil. Mais um júri de validação e à minha espera mais uma citação que não posso deixar de partilhar aqui. Um adulto, cuja sua profissão estava ligada à construção civil, escreveu o seguinte: “Este processo RVCC (Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências) foi para mim sinónimo de outro RVCC: R de Reviver e Recordar a minha vida; V de Vencer mais uma etapa; C de Conhecimento e C de Capacidades que vi reconhecidas ao elaborar o meu dossier”. Fica talvez a proposta de mudança de nomenclatura…

2 comentários:

Vb disse...

Olá!

Por acaso não fazes de júri avaliador no Algarve?
Em breve vou chegar a essa fase e estou um pouco embaraçado com esse desenlace...Nao sei bem em que consiste essa fase.. Se quiseres e puderes dá-me umas dicas...

Desculpa o tratamento por tu...mas ando na blogosfera já há muito tempo e é o tratamento habitual..

Um abraço

Vitor Barros

JL disse...

Olá Vitor,

Meu caro, não é área onde vá, por enquanto :)

Mas quem sabe...

Até breve,
JL