segunda-feira, 12 de maio de 2008

Objectivo - e.Portefólio 2010

«Ante a campanha “e-Portfolio para todos”, lançada pelo Consórcio Europeu EIfEL (European Institute for E-Learning), ninguém mais se pode dar ao descuido de não construir, o mais rapidamente possível, o seu e-portefólio. 2010 está a chegar e como cidadãos europeus que somos, devemos “acompanhar a corrida” a par dos nossos restantes parceiros da Europa!

Qual a razão desta emergência? O e-portefólio é considerado um “instrumento de facilitação da mobilidade, de transparência e do reconhecimento das aprendizagens formais e informais, realizadas ao longo da vida.”

Mas afinal, o que é o e-portefólio?
Historicamente, os portefólios começaram por surgir no campo das artes, como instrumentos de exposição de trabalhos realizados por artistas. Ao longo do tempo, têm vindo a construir-se com diferentes terminologias, como são exemplos os porta-fólios, os processo-fólios, os diários de bordo, dossiers, etc.
Porém, considera-se hoje que o e-portefólio não é um mero “porta folhas”, mas sim um instrumento de trabalho, no qual pode constar uma selecção de trabalhos, documentos, materiais, recursos, etc., considerados relevantes após um processo de análise crítica e de devida fundamentação.

Os e-portefólios (também designados portefólios electrónicos ou webfólios) são as adaptações dos portefólios para o formato digital e surgem como resposta às exigências da actual sociedade.
O aparecimento crescente dos e-portfólios e a importância dada à temática tem vindo a ser motivada pelas “dinâmicas de funcionamento numa economia do conhecimento; pela mudança da natureza das aprendizagens e pela mudança das necessidades dos aprendizes.”»
Fonte deste texto: aqui.

Destacamos o desenho e metodologia criados pelo European Institute for E-Learning cujo trabalho tem vindo a ser consolidado e que resulta numa estratégia bem definida do ponto de vista da articulação com o ensino formal, não formal e profissional.

Deixamos ainda a referência ao projecto MEDEIA.

«O Portal MEDEIA visa ser um espaço de discussão, de apoio e de partilha relativamente às experiências de e-learning, quer do ponto de vista do estudante, quer do ponto de vista do professor/tutor.»


Sem comentários: