quarta-feira, 28 de maio de 2008

O "Projecto" da Porto Editora

A Porto Editora lançou recentemente um "Projecto" que visa dar uma resposta ao processo RVCC. Esta resposta a um mercado emergente vem em forma de um designado "Guia/Dossier de Vida" e de uma designada "Plataforma" (Saber Mais).
Raramente faço um comentário sobre recursos que consulto ou sigo. Neste caso, pela dimensão da projecção do mesmo, decidi tomar uma posição.


A qualidade global dos recursos apresentados é fraca. O dossier apresenta soluções de exploração, muitas vezes, completamente desligadas do espírito do processo RVCC e da Iniciativa Novas Oportunidades. A designada plataforma para criação de portefólios precisa de uma urgente adaptação, assim como, sendo um mero "arquivo" digital não reflecte a ideia de construção contínua.

Cremos que se torna urgente a Porto Editora reformular estes recursos, sendo que, como editora a responsabilidade de lançar um produto como este deve estar ligada à qualidade do mesmo em resposta a uma estratégia de reforço da qualidade do processo RVCC e não, de dar um conjunto errado de ideias sobre os recuros, estratégias e metodologias a utilizar.

Devem também, os CNO e as equipas, ponderar muito bem a utilização deste recurso tal como neste momento se encontra.

No que concerne à Avaliação Externa - Sessão de Júri, cremos ser absurdo que as indicações dadas se prendam com a postura do adulto, desde o sorriso à posição em sala. Urge rever todo este "Projecto" para bem da qualidade dos produtos apresentados, assim como, do reflexo social e impacto do mesmo nas comunidades a quem se dirige.

Sem comentários: