quarta-feira, 14 de maio de 2008

Educação e Formação 2010

Os objectivos, de que tanto se fala no âmbito das Novas Oportunidades, resultam de um documento de trabalho que publicado neste espaço.
Uma vez que as equipas dos CNO se encontram em formação sobre Diagnóstico e Triagem, amanhã deixaremos uma apresentação que permite uma visão global deste processo e linhas de orientação para o mesmo. Hoje, deixamos, na abertura deste informação e debate uma frase que revela a importância deste momento prévio e determinante no processo RVCC.
«Relativamente às ofertas de educação e formação profissionalizante dirigidas a adultos pouco escolarizados, a aposta está na sua rápida expansão e difusão, mas também na criação de condições que permitam a sua frequência por parte de adultos que se encontram a trabalhar. Sem negligenciar a importância de continuar a priorizar a resposta àqueles que se encontram em situação de desfavor no mercado de trabalho, possibilitando-lhes a aquisição de competências que promovam a sua empregabilidade, importa dar crescente atenção àqueles que estando a trabalhar têm a sua situação precarizada por possuírem uma qualificação deficitária. Assim, a importância de desenvolver a capacidade de construir trajectórias de aprendizagem individuais, que valorizem as aquisições de cada pessoa, de promover modelos flexíveis de organização da formação e de dar maior expressão à formação em contexto de trabalho constituem prioridades assumidas nesta vertente de actuação.»

Fica aqui o Documento de Trabalho.

Sem comentários: