sábado, 24 de maio de 2008

Avaliação Externa - Prática.

As sessões de Júri são, muitas vezes para os candidatos, um momento de bastante stress. Por um lado porque estão a prestar, efectivamente, uma prova pública. Por outro lado, muitos estão, pela primeira vez, a fazer uma apresentação. Desta vez a apresentação da sua aprendizagem ao longo de uma vida. A sua. Que pode e deve ser valorizada nesse momento.

Assim o foi na minha visita ao Instituto de Educação Tecnológica de Cascais (IETC) para mais um Júri de Validação. Seis adultos apresentaram temas de vida, actividades práticas e uma vontade de cumprir um desejo antigo. Aquele que os levou a concluir o processo de RVCC para a equivalência ao 9.º ano. Recordo que deixei alguns desafios aos adultos para um efectivo investimento na sua formação e na continuação dos estudos. Como tem sido hábito, a equipa desenvolveu um bom trabalho apresentando os adultos dossier's pessoais reveladores das competências necessárias. Destaco como muito positiva a crescente aposta deste CNO na ligação com entidades públicas de ensino para a articulação RVCC/EFA.

Nesse mesmo dia, após júri de valida
ção, reuni com a equipa de coordenação, na pessoa do Dr. Carlos Picado, com os formadores e profissionais RVCC. Também como é meu hábito tenho trabalho de casa... Vim acompanhado com um PRA para analisar o trabalho que está a ser desenvolvido e que, pelo que me apercebi, está no bom caminho. É sempre muito positivo quando o medo de estar a "pedir" pouco aos adultos existe numa equipa. Associando esse "medo" ao de estar ou não a cumprir o referencial de competências-chave, temos uma equipa atenta, orientada e acima de tudo, decidida a fazer um bom trabalho.

Mas eis que chega um dia relevante para toda uma equipa e principalmente para 3 adultos... Nas passadas semanas após uma reunião, vários e-mails, vários telefonemas e alguma ansiedade chegou o dia em que o CNO da Escola Secundária de Pombal apresentava a Júri de Validação os três primeiros candidatos para certificação. Refiro aqui o que já tenho dito várias vezes. O trabalho deste CNO está ao nível da excelência, pelo que, a expectativa era elevada. A Dra. Patrícia Amado dedicou todo o seu profissionalismo na preparação desta sessão, assim como, toda a equipa, da coordenação aos formadores, mostraram um excelente trabalho. A minha leitura dos PRA's foi facilitada por um facto: eram e.Portefólios. O trabalho na construção dos mesmos foi excepcional. A organização destes e as aprendizagens dos candidatos neste processo foi imensa.
Assim, o
Fernando Guedes, a Filomena Ponte e o César Agostinho puderam, muito merecidamente, concluir a equivalência ao Ensino Secundário. Os meus sinceros parabéns para estes adultos e para toda a equipa do CNO.
Tive, ainda, o prazer de conhecer o António Espírito Santo do CNO de Almodôvar, que se deslocou do Baixo Alentejo a Pombal, para trocarmos algumas ideias e assistir a este Júri.

Mas mais uma viagem me esperava. Recebi um convite do NERGA (Núcleo Empresarial da Região da Guarda), para uma reunião de apresentação da equipa e do trabalho desenvolvido até à data. Por outro lado, o convite foi também para a realização de um júri de validação.
Encontrei uma equipa muito interessante. Jovem mas experiente. Dinâmica e organizada. Com objectivos de qualidade muito claros e uma estrutura de trabalho muito bem definida. Na reunião foram deixadas algumas ideias para exploração/apropriação pela equipa. Para mim, foi, como sempre o é, uma honra ter reunido com mais uma equipa que, como quase todas, se dedica a fazer um trabalho de qualidade na efectiva mudança e qualificação neste projecto de educação e formação de adultos. Devo também destacar a importância deste projecto e do conjunto alargado de protocolos e parcerias que este CNO apresenta. Parabéns pelo trabalho desenvolvido e espero poder contribuir para o sucesso do vosso trabalho.

Por último, recebi do Director do CNO da Escola Secundária de Maximinos, Paulo Antunes, indicando-me uma reportagem que havia sido realizada pela RTP sobre este CNO. Divulgamos aqui o link desta reportagem informando que se encontra dividida por vários momentos no dia 20 (parte 1 e 2).

Sem comentários: