sexta-feira, 11 de abril de 2008

Três coisas que queria partilhar...

Ao longo dos anos como Avaliador Externo tenho acompanhado várias sessões de júri e conhecido vários profissionais e formadores. Ao longo destes últimos anos e particularmente nestes dois últimos, tenho sentido uma mudança de atitude, quer por parte dos candidatos, quer por parte dos profissionais, que, com o processo RVCC ou por via dos cursos EFA procuram qualidade, exigência, rigor e uma forma de voltar a estudar, a melhorar o seu conhecimento e entendimento sobre o mundo.

Este pequeno texto é o resumo do que de melhor nas últimas semanas encontrei como Avaliador Externo.

O primeiro destaque é, para o II Encontro de CNO da Região Centro. Ficam duas imagens que ilustram a mobilização que este evento teve ao nível de presenças. Estive presente como moderador convidado para uma apresentação sobre o RVCC Profissional. Para além da boa apresentação feita para Dra. Francisca Simões, em representação da ANQ, destaco o facto de ter conhecido algumas das pessoas que partilham comentários neste blog ou no espaço do Grupo RVCC/NO. Foi muito agradável ter conhecido os rostos dos que, muitas vezes já partilharam "saberes" nestes espaço, assim como dúvidas que, esclarecidas por mim ou por outros, ajudaram muitos mais.

Nesse mesmo dia, à noite, estava no Fundão. No CNO do Agrupamento de Escolas João Franco. O primeiro júri de nível secundário teria lugar, nessa mesma noite, pelas 20.30 horas. Duas candidatas, que não esquecerei, trocaram comigo e com a equipa um conjunto de ideias, debatendo questões e afirmando a importância de terminar a equivalência do Ensino Secundário. A equipa, composta pela Dra. Adelina Clemente, Dr. Emanuel Santos, Dra. Cristina Pinto e Dra. Maria de Jesus Gaspar fizeram um trabalho extraordinário. Quer com o PRA que foi apresentado, quer com todo o trabalho de bastidores que, muitas vezes não se vê, mas que é de elevada qualidade. Presentes neste júri, para além de mim, esteve também o Dr. José Brito, coordenador do CNO que tem sabido levar a bom porto e com qualidade elevada a resposta a uma procura de soluções pelos candidatos que muitas vezes pode mudar uma vida.

As duas candidatas revelaram claramente as competências referidas no PRA. Foi um bom júri com um bom trabalho realizado por todos.

Não posso deixar de me recordar do candidato à equivalência do Ensino Básico - 9.º ano que esta passada semana se apresentou a júri no CNO da Escola Secundária de Pombal. O Sr. Pedro Sousa andou todo o tempo do Processo RVCC a preparar uma maquete. Esta maquete fez parte da sua apresentação final em sessão de júri de validação. Foi criada para este momento. A Dra. Isabel Moio, profissional RVCC, referiu-me esse facto em conversa. Achei curioso que uma apresentação fosse feita assim. No final da sessão de júri desse dia, senti que há um verdadeiro investimento na aprendizagem que os adultos fazem para momentos como aquele. O meu destaque vai para a orientação de excelência que o CNO fez dos trabalhos daquela sessão, mas principalmente para o trabalho desenvolvido por aquele adulto e por todos os outros, investindo com seriedade no processo, aprendendo e ensinando muito mais do que esperava, a todos os presentes naquele dia.

Parabéns a todas estas pessoas e a muitas outras que no seu dia-a-dia lutam com as horas de cansaço, os dias de trabalho e conseguem realizar um verdadeiro trabalho de qualidade. O meu reconhecimento pessoal e profissional fica aqui, nestes exemplos, para todos os coordenadores, formadores e profissional e a todos aqueles que recorrem aos CNO para retomarem um caminho interrompido que com estas novas portas se reinicia.


Sem comentários: