quinta-feira, 27 de março de 2008

Olhares cruzados sobre educação não formal.

«MORAND-AYMON, Bernadette (2006). Olhares cruzados sobre educação não formal: análise de práticas e recomendações/Regards croisés sur l'éducation non formelle: analyses de pratiques et recommandations. Lisboa: DGFV.

Esta publicação é o resultado de um processo de cooperação transnacional desenvolvido no quadro do Programa SOCRATES-GRUNDTVIG, Projecto "Motivar os Adultos para a Aprendizagem - MAPA", em parceria com as seguintes instituições europeias:
Centre Université - Economie d'Éducation Permanente - CUEEP, Université des Sciences et Technologies de Lille, França ; Istituto di Ricerche Economiche e Sociali del Friuli Venezia Giulia - IRES, Itália ; Ishøj Sprog- og Integrationscenter - ISI, Dinamarca e a Fondation pour le Développement de l'Education Permanente - FDEP, Suiça, em colaboração com o Istituto di Formazione Professionale, di Formazione Permanente e di Ricerca - ECAP, Suiça.Concebido como um Guia de apoio aos actores e agentes que trabalham em actividades de educação não formal, tem em vista a melhoria da qualidade da sua intervenção junto aos adultos com baixos níveis de escolarização e qualificação.O presente documento, baseado nas actividades analisadas no decurso do projecto, apresenta uma síntese das características principais da educação não formal, da sua riqueza, diversidade e adaptação ao público-alvo. Rico em análises e experiências realizadas ao longo do projecto, contempla recomendações susceptíveis de optimizar e de valorizar as significativas potencialidades - ainda muitas vezes desconhecidas - das actividades de educação não formal aos olhos de políticos, financiadores e outros actores envolvidos.Propõe uma definição operacional de educação não formal, fundada na observação e análise de práticas. Expostas as suas principais características e as razões da urgência e necessidade em valorizá-las, o documento sugere orientações para optimizá-las, tanto ao nível das próprias actividades como das competências dos agentes responsáveis por estas actividades. Finalmente, apresenta uma série de recomendações com vista a garantir as condições indispensáveis para o seu desenvolvimento e reconhecimento pleno no sistema educativo, tal como definido pela Comunidade Europeia no programa Educação e formação ao longo da vida.»

Documento a consultar aqui:

Read this doc on Scribd: Não formal

1 comentário:

Anónimo disse...

How are you doing?
buy lasix http://www.playlist.com/blog/entry/12530350595 buy lasix I must go now.

How are you feeling?
buy lasix buy lasix
buy lasix
See you tomorrow!

I would like to speak to you.
buy zithromax http://www.playlist.com/blog/entry/12529890051 buy zithromax Happy birthday to you!

I haven't seen you for weeks.
buy zithromax buy zithromax
buy zithromax
My congratulations to you!