domingo, 17 de fevereiro de 2008

E o futuro?

Andamos diariamente a pensar no que serão os resultados de um projecto como a Iniciativa Novas Oportunidades... e fica a pergunta: O que poderemos fazer depois desta terminar? Fica uma pista...
"A Sociedade da Informação e do Conhecimento vai obrigar a que os profissionais da aprendizagem adquiram e actualizem as suas competências (pedagógicas, de gestão e administrativas) que lhes permitam assegurar o desenvolvimento de experiências de aprendizagem de qualidade. Contudo, já não são somente os professores ou os formadores, os gestores da formação e da aprendizagem, ou os produtores de conteúdos que detêm responsabilidades pela requalificação da população activa. Actualmente essa responsabilidade recai igualmente sobre os líderes, motores do desenvolvimento, a quem cabe promover constantemente aprendizagens informais ao nível das suas equipas ou unidades orgânicas para sustentar a inovação e a competitividade das organizações. Todos os actores envolvidos neste processo de permanente requalificação necessitam de rever o seu perfil de competências."
Fonte: Aqui.

2 comentários:

MafaldaBranco disse...

Quem está efectivamente a tentar implementar a metodologia de balanço de competências nos CNO e tem formação nesta área sabe que no futuro pode ser uma metodologia muito interessante a utilizar em vários domínios... esta é uma discussão muito interessante... porque não a debatermos?

Anónimo disse...

Vamos então debater...
Que estratégias? Que metodologias e que mudanças são precisas?