segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Um Júri de Validação...

Acho que nunca coloquei um texto como o que agora se segue.. Mas gostava de partilhar com esta comunidade de leitores um conjunto de observações realizadas durante uma sessão de júri em que estive presente, enquanto avaliador externo, no passado dia 9.
Este júri que decorreu num CNO com que trabalho já há algum tempo, conseguiu reunir um conjunto de factores extremamente interessantes:
a) Foi o primeiro júri de validação para 3 formadores;
b) Foi o primeiro júri de validação de uma profissional RVCC;
c) Tinha, no grupo de adultos, pessoas com uma história de vida riquíssima e merecedores da certificação ao nível do Ensino Básico.
Foi um júri extremamente importante para mim neste momento. Vi, reunida naquela tarde, naquela sessão, o melhor, em alguns momentos, do processo RVCC. Ficará na minha memória para sempre aquela tarde, em que aprendi, melhor, em que todos os que estávamos naquela sala, aprendemos tanto com pessoas tão ricas profissionalmente.
Penso, como disse em sessão de júri, que um adulto não é só o seu portefólio. Muitas vezes ele é muito mais ou menos do que neste consegue ou quer colocar. Daí, como ficou provado naquele dia, a importância de um júri onde a demonstração de competências vá além de um powerpoint e seja capaz de, numa conversa mais ou menos informal, potenciar no adulto a evidência dos seus conhecimentos adquiridos.
Aos profissionais, formadores, adultos e ao coordenador do CNO, o meu obrigado por aquela tarde tão interessante.

Sem comentários: