segunda-feira, 5 de novembro de 2007

O Plano de Desenvolvimento Pessoal

O Plano de Desenvolvimento Pessoal é um instrumento essencial em todo o processo RVCC. Este documento, que pode estar presente no portefólio do adulto deve ter início aquando do começo da realização do processo RVCC. Este documento deve reflectir o desejo do adulto enquanto pessoa e do adulto enquanto profissional, essencialmente com vista à sua melhoria de qualificação. Este instrumento criado pelo adulto com uma base de orientação dos profissionais RVC, permitirá a inclusão de um caminho ou caminhos para a continuação de estudos, formação ou integração no mercado de trabalho. Assim, este plano pode conter:

- Identificação do adulto.
- Auto- reflexão sobre pontos fortes e fracos a nivel profissional e de formação para o desempenho de funções.
- Espaço para Orientação Vocacional/Profissional.
- Espaço para pesquisa pelo adulto de modalidades de formação e entidades formadoras/educativas.
- Espaço para indicação de expectativas face ao futuro escolar/formativo/profissional.
- Indicações finais de locais, acções, cursos ou actividades de formação e auto-formação para o perfil profissional do adulto.

A Agência Nacional para a Qualificação define assim esta etapa:

«Esta etapa consiste na definição de um Plano de Desenvolvimento Pessoal para cada adulto certificado pelo Centro Novas Oportunidades, tendo em vista a continuação do seu percurso de qualificação/aprendizagem ao longo da vida após o processo de RVCC. Este Plano, articulado entre a equipa pedagógica e o adulto em sessões individuais, toma forma na definição do projecto pessoal e profissional do adulto, com a identificação de possibilidades de prosseguimento das aprendizagens, de apoio ao desenvolvimento de iniciativas de criação de auto emprego e/ou de apoio à progressão/reconversão profissional. Nalguns casos, a definição do Plano de Desenvolvimento Pessoal e das condições para a sua concretização pode implicar contactos com entidades formadoras, empregadoras ou de apoio ao empreendedorismo.» (ANQ)
Refere ainda que 100% dos adultos deverão ter este plano realizado no momento de validação final de competências como meta qualitativa para os CNO.

Sem comentários: