quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Homenagem

Faz hoje já uns anos que sou Avaliador Externo do processo RVCC. Decidi por isso fazer uma homenagem a todos os que trabalham e trabalharam neste projecto.
Foram já muitas as pessoas que conheci. Coordenadores, profissionais, formadores. Tenho de todos eles uma recordação clara. E essa é a de profissionalismo.
Dos Coordenadores dos CNO com que trabalho tenho a ideia formada de que são pessoas com uma elevada qualidade técnica e humana. Por vezes há decisões a tomar que envolvem debates internos e são difíceis de tomar. São eles o rosto por detrás da qualidade dos CNO's. São eles os primeiros organizadores de tudo o que depois vemos na prática. Tenho, ao longo destes anos acompanhado o seu trabalho e são todos humana e profissionalmente do melhor que há.
Dos Profissionais RVCC retenho na memória o esforço pessoal e profissional que dedicam ao projecto. São pessoas qualificadas, umas com mais vocação que outras, corrigo, não digo vocação, digo adequação, mas em todos sempre encontrei uma ideia: Trabalhar com brio e prestigiar o processo RVCC pela qualidade e exigência do trabalho realizado. São eles as formigas deste processo que o pensam e operacionalizam com tanto esforço e dedicação.
Dos Formadores fico sempre com a ideia, sendo também muitas vezes professores do ensino regular, que fazem um esforço contínuo para melhorarem, para se apropriarem de uma nova avaliação por competências e em todos reconheço uma elevada qualidade científica e profissional.
Sempre disse e repito. Os CNO são hoje, em termos de Recursos Humanos, centros de excelência.
E ao longo destes anos, penso que o mais importante está feito. Foi lançada uma nova oportunidade para (não disse de, disse para) a qualificação dos adultos.
Fica aqui a minha homenagem simples e singela com um obrigado por todo o trabalho feito (e bem) até à data. A todos os meu reconhecimento e admiração pessoal e profissional. É simples a homenagem mas é o meu reconhecimento pelo muito que tenho aprendido com todos e o tanto que espero ainda vir a aprender. Obrigado e parabéns pelo excelente trabalho!
Dos Adultos, de todos eles... falarei outro dia...

7 comentários:

Anónimo disse...

Na minha passagem neste dia por este seu Blog e apercebendo-me desta efeméride, não quero deixar passar a oportunidade e aproveito para lhe dar os parabéns por tudo o que tem feito em prol deste Processo. Penso que o seu tem sido um papel muito importante não só pela promoção do reconhecimento social deste processo como também pela cooperação e interesse que tem demonstrado no acompanhamento e desenvolvimento dos Candidatos recém-validados. Por outro lado, este seu Blog na Web é já um ponto de referência incontornável sobre tudo o que diz respeito ao Sistema RVCC, e a sua qualidade não pára de aumentar. Está de parabéns mas também o está todo este processo por poder contar com pessoas como o Dr. João Lima. Continue. Por muitos e bons.

Anónimo disse...

Faço minhas, as palavras do Carlos Afonso, que não conheço, mas de quem li o primeiro comentário. Quero apenas acrescentar, que tenho aprendido muito com todo o Processo e também acompanhado a evolução positiva deste blog. Ser Formadora atenta num CNO, é uma oportunidade de perceber muita coisa importante sobre a Educação em Portugal. Muitos parabéns João Lima. Obrigada!

JL disse...

Olá, Carlos e Maria da Luz,

Obrigado pelas palavras. Mas são vocês que fazem a qualidade do processo e este espaço.

Até breve,
JL

Cristina Costa disse...

Faltava a homenagem ao nosso Avaliador!
Um MUITO obrigada pela sua disponibilidade, delicadeza, saberes e competências que tornam todas as sessões de júri num espaço de valorização para todos.
Obrigada também por este blog que já se tornou uma referência preciosa!

Obrigada!

Cristina Costa

Anónimo disse...

Tendo lido as palavras anteriormente referidas, devo acrescentar que considero que é de louvar a vertente humana do Doutor João Lima, não apenas como Avaliador Externo, mas também como Pessoa. Tem sido um prazer contactar com quem tem sempre uma palavra de apreço para alegrar e incentivar os Adultos (que alicerçam o Processo RVCC), no momento final do Processo - essa porta que se abre e rasga em novas oportunidades para muitos Adultos que tentam, agora, realizar um sonho que a vida não permitiu concretizar lá atrás na escola e na escala do tempo...

Isabel Moio

JL disse...

Dra Cristina e Dra Isabel,

Um agradecimento pelas vossas palavras.
Mas os parabéns são inteiramente para a vossa equipa do CNO da Escola Secundária de Pombal que tem vindo a desenvolver um trabalho de excelência e que integra recursos humanos também eles de excelência.
Até breve,
JL

Anónimo disse...

Caro João!
Como tudo aquilo que, de 'formal', se poderia dizer, neste momento já está dito... Pensei, então, em deixar aqui o meu testemunho ao meu jeito e na forma com que gosto de falar dos amigos e de todos aqueles por quem tenho e mantenho a maior e a mais profunda consideração pessoal e profissional. E eis que aí vai:

Semeador de Verdades que a terra guardou
Foste a alegria dos que partilhavam
Esse jeito tão simples que acalmou
Tantos corações que, de medo, palpitavam...

Semeador de Esperanças que o homem implora
Foste sempre a voz da possibilidade
No saber rigoroso de quem se demora
Pensando nos outros com toda a verdade...

Semeador da Justiça que o mundo precisa
Foste tu a chave das decisões
Tomando por bem e por divisa
Abrir novas portas... novas situações...

Semeador de Alegrias que o vento não leva
Cuidaste... regaste... o que te pertencia
E a minha razão aplaude e não nega
Que foste, João, Luz e Sabedoria!...

Com muita amizade e gratidão.
Pombal, 08 de Outubro de 2007
Conceição Anastácio