sexta-feira, 19 de outubro de 2007

CNO Almodôvar: Dinamismo e Inovação.

Gostaria de partilhar com os leitores deste blog um CNO com que tenho tido contacto informal e que pelo dinamismo, qualidade e inovação se destaca. Os meus parabéns a toda a equipa com votos de sucesso com sincero reconhecimento pelo trabalho feito e destaque ao dinamismo de António Espirito Santo, elemento deste CNO.

O "Centro Novas Oportunidades – Almodôvar", Centro sediado na Escola EB2,3/S Dr. João de Brito Camacho está a cumprir um ano de prática no terreno como "Centro Novas Oportunidades".

Sendo o projecto "Novas Oportunidades" um projecto que visa a qualificação massiva de todos os portugueses, quer ao nível do ensino básico quer do secundário sob o lema de que uma população com mais qualificação é sinónimo de um país melhor e mais bem preparado para contribuir para o avanço económico e social, bem como para uma maior aproximação com os nossos parceiros Europeus.

Estando o "CNO de Almodôvar" inserido numa densa área geográfica, pobre e envelhecida, com baixa taxa de escolaridade tem sido nossa preocupação chegar perto de toda a nossa população alvo, bem como contribuir activamente para a inserção/reinserção de adultos discriminados pela sociedade pelos mais variados motivos.

Exemplo dessa prática já desenvolvida, é o protocolo de parceria assinado com a associação de recuperação de toxicodependentes - ART sediada no concelho de Castro Verde, bem como a itinerância ao nível da formação e acções de RVC nas suas instalações, onde irão ser desde já certificados dez adultos com nível B3 e aguardam inicio de processo um grupo de oito adultos para certificação B3 e mais cerca de 15 adultos/utentes da ART ao nível secundário.
ART é uma Associação sem fins lucrativos com o reconhecimento e apoio do Instituto da Droga e da Toxicodependência – I.D.T. tem como objectivo a reestruturação física e psicológica de todos os sujeitos que sofrem de dependências, assim com a sua posterior reinserção na sociedade.

De realçar, também, todo o trabalho de Equipa na elaboração de materiais para a realização do Processo de RVC a uma adulta com mais de 75% de cegueira, tendo no final do processo lhe sido conferidas as competências para a certificação do 9º ano de Escolaridade.

Assim, e achando estarmos no bom caminho para as "Novas Oportunidades para todos", vimos por este meio solicitar a V. Excelência informações acerca da possibilidade de se adaptar o referencial de competências chave de nível básico na adultos portadores de deficiência mental. De nossa iniciativa, e no pressuposto das novas oportunidades para todos os cidadãos, o CNO de Almodôvar, estabeleceu já um protocolo de parceria com uma instituição local/regional, designada CERCICOA - Cooperativa de Educação Reabilitação de Crianças Inadaptadas e Solidariedade Social dos Concelhos de Castro Verde, Ourique e Almodôvar. Uma vez que o raio de acção desta instituição são todos os concelhos limítrofes, coincidentes com os do CNO Almodôvar e com o intuito de possíveis futuras colaborações, bem como pela necessidade de conhecer a realidade envolvente da Deficiência. Certos da importância da inserção destes nossos portugueses no sistema de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências e dado o nosso papel gostaríamos de estar informados sobre o desenvolvimento desta questão.

Assim, para as "Novas Oportunidades para Todos", estamos a receber informações acerca da possibilidade de se adaptar o referencial de competências chave de nível básico a adultos portadores de deficiência mental no nosso Centro.

Certos da importância da inserção destes nossos portugueses no sistema de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências e dado o nosso papel, achamos que estamos no caminho ideal para uma Nova Oportunidades para Todos.
O Director do Centro Novas Oportunidades - Almodôvar
Dr. Jorge Alves»

1 comentário:

Anónimo disse...

Venho felicitar este CNO pela iniciativa e pelo dinamismo, em particular no que respeita à possibilidade de extensão da acção a adultos portadores de deficiência mental. Eu própria tenho um filho com 17 anos com Sindroma de Asperger, tentei que concluísse o ensino regular mas o sistema não está preparado para estas situações e ele ficou-se pelo 7º ano de escolaridade. Neste momento está numa acção de formação para emprego assistido, trabalhando em reposição de stocks num supermercado. Esta formação fez mais por ele num ano do que toda a frustração e desmotivação escolar anteriores. Espero que através das Novas Oportunidades ele possa vir a obter a qualificação escolar que não concluiu. Acreditem que se vivesse aí perto, apostaria no vosso CNO; como vivo no distrito de Setubal, tenho que me cingir à minha àrea de residência. Para já, tenho que aguardar que ele faça os 18 anos em Setembro de 2008... Os meus melhores desejos de sucesso para a vossa actividade.