segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Carta Aberta

Aos dirigentes políticos da Iniciativa Novas Oportunidades.

“Diga-me uma coisa, disseram-me que este 9.º ano, tirado assim, não vale o mesmo que o 9.º não tirado na escola…”
Foi com esta frase que uma adulta me abordou à saída de um júri de validação.
Perguntei porque razão pensava isso, explicando que o valor é o mesmo. Disse-me que algumas empresas da região onde se encontrava não consideravam exigente o processo e por isso preferiam “outros 9.º anos”…
Este texto é uma alerta.
Ao longo de 5 anos de trabalho tenho visto o melhor e o pior da implementação do processo RVCC. Deixo aqui hoje um alerta.
É altura de deixar de pensar em números políticos. É altura de recentrar o processo nos adultos e na qualidade e exigência que merecem que o processo RVCC tenha. É altura de dar vez aos excelentes profissionais que trabalham nos CNO e deixar que estas equipas façam com qualidade e com credibilidade a implementação de um projecto que tem tudo para ter sucesso. É altura de reforçar as acções de curta duração e associar estas actividades aos processos de RVCC. É altura de pensar que apoios podem ser dados pelas entidades coordenadoras aos CNO para flexibilidade das metas a cumprir. É altura, não de criar e remeter para os CNO “cartas de qualidade” mas de deixar que estes efectivamente implementem práticas, como muitos já o fazem, de valorização do adulto e da Iniciativa Novas Oportunidades. É altura de reforçar o papel dos avaliadores externos e credibilizar a sua actuação fazendo chegar às entidades competentes pareceres válidos e a tempo de possibilitar correcções ou averiguações em momentos efectivos de actuação. É preciso valorizar os coordenadores, técnicos e formadores pois o seu trabalho é a fonte de todo o processo. È preciso organizar formação, debate, reflexão, partilha de práticas e recursos, criar comunidades de aprendizagem entre estes profissionais para um trabalho partilhado numa qualidade desejada por todos.
Eis a encruzilhada. Eis o momento decisivo.
Aos decisores políticos uma palavra e um desafio. Pensem que a valorização do processo RVCC valorizará não só a sociedade como um todo, mas cada um dos adultos individualmente que por este processo passaram ou estão a passar e todos nele envolvidos. Pensem em seriamente implementar um projecto que tem que passar necessariamente pela Qualidade, Rigor e Exigência real ou cairá num facilitismo que o levará ao descrédito. É altura de decidir, mudar, qualificar o processo RVCC.

Sem comentários: